Notícias Fei

Astrofísico da FEI explica o que esperar e como acompanhar o primeiro eclipse solar de 2022

Astrofísico da FEI explica o que esperar e como acompanhar o primeiro eclipse solar de 2022


  30/04/2022

De acordo com o professor Cássio Barbosa, o fenômeno celeste não será visível no Brasil, mas Lua poderá ser observada ao lado do Sol durante a tarde

Neste sábado, dia 30 de abril, ocorrerá o primeiro eclipse solar de 2022. De tipo parcial, ele deve mostrar a Lua cobrindo mais de 50% da forma visível do Sol. E, embora não possa ser acompanhado em sua totalidade no Brasil, o fenômeno celeste deve atrair a atenção de cientistas e astrônomos amadores, ficando mais perceptível no sudeste do Oceano Pacífico e extremo sul da América Latina, principalmente na Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia.

 “Como seu ápice ocorrerá por volta de 17h40, no horário de Brasília, o fenômeno celeste tem sido chamado de ‘eclipse do pôr do sol’”, explica Cássio Barbosa, astrofísico e professor do departamento de Física da FEI. “Nas grandes cidades brasileiras, não será possível acompanhar a Lua obscurecendo parte da luz do Sol, infelizmente. Mas, se houver condições de visibilidade no dia e com uso de filtros apropriados, será possível ver a Lua cobrindo marginalmente o Sol, algo que pode ser interessante também”, conta ele.

 Conforme esclarece o docente FEIano, eclipses solares acontecem quando, do ponto de vista terrestre, a Lua parece bloquear a luz do Sol, algo que, geralmente, se passa durante a fase de Lua nova. “No caso dos eclipses solares totais, com os dois corpos celestes plenamente alinhados, o disco lunar consegue sobrepor por completo a face da estrela. Já nos eclipses solares parciais, a interposição da Lua atravessa apenas o arco do disco solar”, diz Cássio.

 Ainda de acordo com professor, apesar do evento do próximo sábado (30/04) não ser visível no País, ele marca a abertura da temporada de observações de fenômenos astronômicos naturais no ano. “A boa notícia é que este eclipse não vem desacompanhado. Teremos outros três ao longo de 2022, sendo dois eclipses solares e um eclipse lunar, que ocorrerá em 16 maio. Inclusive, para este último, não será necessário qualquer tipo de equipamento especial para acompanhar. Um bom binóculo é o suficiente para ver em detalhes”, recomenda.