Notícias Fei

Metrô apresenta Observatório Metropolitano de Mobilidade Urbana de São Paulo

Metrô apresenta Observatório Metropolitano de Mobilidade Urbana de São Paulo


  27/04/2022

Evento, que contará com apoio da FEI e do BID, reunirá prefeitos, secretários e gestores de mobilidade dos 39 municípios da Grande São Paulo

Nesta quarta-feira (27), às 9h, o Metrô de São Paulo, com apoio da FEI e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apresentará, pela primeira vez, o Observatório Metropolitano de Mobilidade Urbana de São Paulo (OMMU-SP). O evento, que será realizado em sistema virtual, reunirá secretários, gestores de mobilidade e representantes dos 39 municípios da Grande São Paulo, para discutir a implantação e funcionamento do Observatório.

Como proposta, o OMMU-SP funcionará como um agente indutor de políticas públicas de mobilidade para os municípios da região metropolitana, por meio do compartilhamento de dados e estudos em mobilidade. A ideia é que os municípios atuem de forma conjunta para o desenvolvimento de soluções para a macro e micro mobilidade, por meio da integração de dados, informações correlatas e multimodais. Indo além, o Observatório também objetiva a criação de novos estudos e propostas inovadoras, que beneficiem a população da Região Metropolitana de São Paulo.

“Em uma metrópole que reúne 22 milhões de habitantes, temos que pensar a mobilidade de forma conjunta. O Metrô realiza a maior pesquisa de mobilidade do país e vamos usar toda expertise de mais de 50 anos da empresa, junto à inovação como embriões do Observatório que vai convergir os municípios e o setor acadêmico para melhoria da mobilidade, em benefício da população”, explica o presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira.

Em sua formação institucional e modelo de governança, o Observatório Metropolitano de Mobilidade Urbana de São Paulo também reúne acadêmicos, pesquisadores com vínculos com associações/ongs, além de instituições internacionais. Dentre eles, destacam-se: FEI, BID, SPTrans, CPTM, STM, SMT, CET, EMTU e o próprio Metrô de São Paulo.

Sobre a participação da FEI, o professor Vagner Barbeta, coordenador da AGFEI (Agência FEI de Inovação) e também representante da Instituição no Comitê Executivo do Observatório, destacou as perspectivas para a participação acadêmica no projeto. “Atuando como braço acadêmico do Observatório, os nossos pesquisadores terão a oportunidade de impactar positivamente um grande número de pessoas, colocando as expertises da Instituição disponíveis para a solução de um problema social extremamente relevante. Abre-se também espaço para que nossos alunos possam atuar no desenvolvimento de novas propostas em mobilidade, trabalhando os conteúdos estudados e aplicando as competências e habilidades desenvolvidas na FEI na solução de problemas reais”, explicou.           

SERVIÇO:
Apresentação do Observatório Metropolitano de Mobilidade de São Paulo (OMMUSP)
Data: 27 de abril de 2022
Horário: às 9h