Alguns mecanismos mecânicos mais complexos só podem ser identificados por especialistas, indicando possíveis falhas ou necessidades de substituições. Mas alguns cuidados básicos no dia a dia também podem reduzir a chance de seu carro apresentar problemas de manutenção. O tema virou notícia na coluna “Mobilidade”, do jornal O Estado de S. Paulo, que entrevistou o professor Cleber Willian Gomes, do curso de Engenharia Mecânica da FEI.
Para a reportagem, o especialista listou alguns dos cuidados que podemos ter com o carro. Confira:
Pneus
De acordo com o professor Cleber, “a recomendação é calibrar os pneus, inclusive o estepe, a cada 15 dias, porque eles perdem uma pequena quantidade de ar ao longo do tempo”. Para evitar enganos, a avaliação não deve se restringir ao visual. “O indicado é utilizar um medidor de pressão para fazer a leitura correta”, adverte o professor. “O ideal é fazer a medição com os pneus frios e em local plano”. Calibragens inadequadas também podem provocar o aumento do consumo de combustível e comprometer a segurança do veículo.
Fluídos
Os fluídos também devem ser verificados com frequência. Em entrevista, o professor também explicou que hoje eles são desenvolvidos com as mais avançadas tecnologias. “O intervalo de troca depende do fabricante e, principalmente, do tipo de utilização. Condições mais severas de uso exigem intervalo menor de reposição”. Alguns fabricantes também estão estendendo um pouco mais os intervalos de troca de fluídos. É o caso, por exemplo, do óleo lubrificante do motor. De acordo com a apuração da reportagem, a tecnologia de fabricação e novos aditivos podem reduzir o custo para o proprietário do veículo e o impacto ambiental da operação.
Suspensão, motor e iluminação
Antes de pegar estrada, é essencial fazer uma checagem da suspensão, motor, componentes elétricos e limpadores de para-brisas. Para a reportagem, o professor explicou que no sistema de suspensão, os amortecedores em mau estado podem trazer prejuízos ao automóvel, que não assimilará as oscilações da pista, aumentando a instabilidade e a insegurança a bordo. O correto, na verdade, é trocar os amortecedores aos pares (no eixo dianteiro ou traseiro), e não individualmente.
Sob o capô do motor, é bom verificar radiador, velas, correia e bateria, o componente que fornece toda a eletricidade ao veículo. Uma bateria ruim fará o carro “apagar”, imprevisto arriscado se ocorrer em uma localidade sem estrutura para um eventual conserto.
De acordo com a apuração da reportagem do Estadão, o conjunto de iluminação também deve ser igualmente observado. Luzes de faróis, faróis altos, ré, setas e lanternas iluminam o caminho à noite e orientam outros motoristas. Lâmpadas queimadas potencializam o risco de um acidente e são passíveis de multa.
Confira também a entrevista em vídeo com o professor Cleber Willian Gomes. Assista: