Em um mercado de trabalho competitivo, que demanda profissionais qualificados, é cada vez mais tênue a linha que separa o universo acadêmico do mundo corporativo. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham a oportunidade de exercitar os conhecimentos teóricos para oferecer soluções a problemas reais.
Para Fernando Ribeiro, professor do curso de Engenharia Civil da FEI, é fundamental que a formação acadêmica prepare o estudante para os desafios do futuro. “O aluno de engenharia civil, por exemplo, deve ser capaz de compreender os impactos de sua atuação como profissional e estar atento às questões de mobilidade e sustentabilidade, para que seu trabalho traga benefícios aos negócios e à sociedade”, afirma Fernando.
Com base nessa premissa, a FEI incorporou à grade curricular do curso de Engenharia Civil o PITI – Projeto Integrado Tutorado de Inovação – e, recentemente, anunciou duas novas parcerias com as empresas PTV e Patriani, que participam desses projetos junto à instituição.
Na parceria com a PTV, os alunos utilizam um software de simulação de tráfego para desenvolver um PITI em temas relacionados à mobilidade urbana e cidades inteligentes. Já na parceria com a Patriani, os futuros engenheiros podem propor soluções inovadoras para processos e projetos de construção civil.
Para Rui Barbosa, que também é professor do curso de Engenharia Civil da FEI, as parcerias são benéficas tanto para as empresas quanto para os discentes. “Por meio do PITI, as empresas ampliam suas ideias e projetos de inovação para melhorias internas e os alunos têm a oportunidade de elaborar e implementar suas próprias soluções para problemas reais”, declara Rui.
O PITI e as parcerias são alguns exemplos de iniciativas que exemplificam as mudanças promovidas pela educação universitária, que visam o ensino por competência e fomentam o desenvolvimento de habilidades para ir além dos conhecimentos técnicos e, assim, aproximam a formação acadêmica das necessidades do mundo corporativo e apresentam profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.
Concreto FEI
Além de desenvolverem soluções para os problemas diários vividos no mercado, os alunos da FEI também têm a oportunidade de participarem de projetos acadêmicos para adquirem novas experiências e práticas da profissão. Um deles é o projeto Concreto FEI. Fundado em 1997, inicialmente visava apenas participar da competição APO (IBRACON). Porém, com o grande apoio e investimento da FEI na área de engenharia civil a equipe se tornou uma das maiores equipes do Brasil. A Equipe Concreto FEI é também reconhecida por ser muitas vezes campeã de competições nacionais e internacionais, além de realizar a publicação de artigos científicos, desenvolver soluções de concreto inovadoras e continuar buscando e desenvolvendo soluções inovadoras.
Para saber mais sobre a equipe Concreto FEI, visite a página exclusiva sobre o projeto em nosso site. E você também pode conferir mais notícias sobre as parcerias da FEI com empresas na página de destaques e na coluna FEI na Mídia.