Notícias Fei

Parcerias da FEI com empresas preparam alunos para lidar com desafios diários do mercado

Parcerias da FEI com empresas preparam alunos para lidar com desafios diários do mercado


  14/01/2022

Especialistas da FEI destacam que planos pedagógicos devem contemplar inovação e atividades práticas para formação acadêmica adequada às demandas da indústria

Em um mercado de trabalho competitivo, que demanda profissionais qualificados, é cada vez mais tênue a linha que separa o universo acadêmico do mundo corporativo.  Por isso, é fundamental que os estudantes tenham a oportunidade de exercitar os conhecimentos teóricos para oferecer soluções a problemas reais.

Para Fernando Ribeiro, professor do curso de Engenharia Civil da FEI, é fundamental que a formação acadêmica prepare o estudante para os desafios do futuro. “O aluno de engenharia civil, por exemplo, deve ser capaz de compreender os impactos de sua atuação como profissional e estar atento às questões de mobilidade e sustentabilidade, para que seu trabalho traga benefícios aos negócios e à sociedade”, afirma Fernando.

Com base nessa premissa, a FEI incorporou à grade curricular do curso de Engenharia Civil o PITI – Projeto Integrado Tutorado de Inovação – e, recentemente, anunciou duas novas parcerias com as empresas PTV e Patriani, que participam desses projetos junto à instituição.

Na parceria com a PTV, os alunos utilizam um software de simulação de tráfego para desenvolver um PITI em temas relacionados à mobilidade urbana e cidades inteligentes. Já na parceria com a Patriani, os futuros engenheiros podem propor soluções inovadoras para processos e projetos de construção civil.

Para Rui Barbosa, que também é professor do curso de Engenharia Civil da FEI, as parcerias são benéficas tanto para as empresas quanto para os discentes. “Por meio do PITI, as empresas ampliam suas ideias e projetos de inovação para melhorias internas e os alunos têm a oportunidade de elaborar e implementar suas próprias soluções para problemas reais”, declara Rui.

O PITI e as parcerias são alguns exemplos de iniciativas que exemplificam as mudanças promovidas pela educação universitária, que visam o ensino por competência e fomentam o desenvolvimento de habilidades para ir além dos conhecimentos técnicos e, assim, aproximam a formação acadêmica das necessidades do mundo corporativo e apresentam profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.  

Concreto FEI

Além de desenvolverem soluções para os problemas diários vividos no mercado, os alunos da FEI também têm a oportunidade de participarem de projetos acadêmicos para adquirem novas experiências e práticas da profissão. Um deles é o projeto Concreto FEI. Fundado em 1997, inicialmente visava apenas participar da competição APO (IBRACON). Porém, com o grande apoio e investimento da FEI na área de engenharia civil a equipe se tornou uma das maiores equipes do Brasil. A Equipe Concreto FEI é também reconhecida por ser muitas vezes campeã de competições nacionais e internacionais, além de realizar a publicação de artigos científicos, desenvolver soluções de concreto inovadoras e continuar buscando e desenvolvendo soluções inovadoras.

Para saber mais sobre a equipe Concreto FEI, visite a página exclusiva sobre o projeto em nosso site. E você também pode conferir mais notícias sobre as parcerias da FEI com empresas na página de destaques e na coluna FEI na Mídia.