Notícias Fei

Eclipse Solar: professor da FEI explica curiosidades sobre o último fenômeno do ano no calendário astronômico

Eclipse Solar: professor da FEI explica curiosidades sobre o último fenômeno do ano no calendário astronômico


  08/12/2021

Em entrevista, professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, destacou principais características do fenômeno que só teve visibilidade total na Antártica

O último eclipse solar do ano, que aconteceu no sábado (4), chamou a atenção de cientistas, estudiosos e também da imprensa. No entanto, o fenômeno só pôde ser visto em alguns locais no globo terrestre, incluindo Chile, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. A região da Antártica foi ainda a mais privilegiada, possibilitando a visibilidade total do eclipse.

Destaque na revista Época Negócios, o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, explicou que o eclipse total teria “uma faixa de aproximadamente 420 quilômetros de largura, mas que seria visto na sua totalidade apenas na Antártica. Uma parte do sul da África poderia ver uma pequena parte do Sol eclipsada, mas pouco para ser notado". 

Além da revista Época, na mesma semana, o professor também concedeu entrevista para a Folha de S. Paulo para falar sobre o mesmo tema. Na reportagem, o especialista da FEI destacou que o continente quase não é habitado por humanos, tornando o evento muito difícil de ser observado. “Vai ser mais ou menos para pinguim ver”, brincou. A mesma matéria também foi destaque em outros veículos relevantes como o Yahoo Notícias, MSN Brasil, Rádio Cultural Brasil e também na Rádio Cultura – FM.

  

E se você também é fã de conteúdos e curiosidades sobre a astronomia, confira a coluna “Observatório” no site da FEI. Lá você encontra análises e artigos exclusivos publicados pelo professor Cássio Barbosa.