Após a conquista do bicampeonato da etapa brasileira, os alunos da FEI somaram mais uma conquista importante para o Capítulo Estudantil AIChE FEI. A equipe, composta por alunos de graduação, representou o Brasil na Chem-E-Car Competition, disputa mundial envolvendo Instituições de Ensino Superior de diferentes países. A competição, que aconteceu no último dia 14 de novembro, foi transmitida em sistema virtual, e resultou em três novas premiações para a FEI, sendo elas: 1º lugar na apresentação de pôster, 1º lugar em melhor torcida e 3º lugar em performance.
A competição baseia-se na construção de um protótipo de carro movido a energia de fonte química. O veículo deve percorrer uma certa distância (entre 15 e 30 metros) de forma segura e se aproximar o máximo possível da marca pré-determinada. O Chem-E-Car Competition, que ocorre de forma anual, tem uma importância que vai muito além de uma competição acadêmica, pois aproxima o estudante do que tem sido feito de mais tecnológico na área da engenharia química e também do mercado de trabalho nacional e internacional.
Em entrevista, a aluna Ana Carolina Barbeta, presidente da equipe, afirmou que participar de um evento desse porte foi uma experiência singular em sua trajetória acadêmica. “É interessante poder se comparar com equipes não só do Brasil, mas ao redor do mundo também. Ver como as outras instituições trabalham, os projetos que possuem e como agem. Tudo isso contribui muito para a nossa evolução pessoal e profissional”, explicou.
A aluna, que é do 8º ciclo do curso de engenharia química da FEI, também considera que participar de um projeto tão relevante como esse ainda na universidade pode contribuir muito para o desenvolvimento na carreira. “Acredito que, principalmente para aqueles que estão cursando engenharia química ou querem trabalhar com algo relacionado à projetos, ser membro ativo do AIChE é um grande diferencial, tanto no País como também fora do Brasil. O AIChE FEI, junto com todo o apoio fornecido pela FEI, faz com que todos os seus membros se desenvolvam pessoal e profissionalmente”, ressaltou.
Por fim, a presidente da equipe, também trouxe alguns conselhos para quem deseja fazer parte do projeto no futuro. “Meu conselho seria fazer uma breve pesquisa sobre o Capítulo Estudantil antes do processo seletivo, assim como também é esperado pelas empresas quando se busca uma vaga de estágio. Ser verdadeiro, mostrar quais são as suas qualidades e como elas se adequam às nossas necessidades, mostrar como você agregaria na equipe”, afirmou.
Sobre o Capítulo Estudantil AIChE FEI
Para quem ainda não conhece, O AIChE FEI foi fundado em 2019, sendo o 12º capítulo estudantil a surgir no Brasil e o segundo no Estado de São Paulo. Historicamente, FEI é uma das únicas Instituições de Ensino Superior do País a fazer parte do seleto grupo de IES do AIChE (American Institute of Chemical Engeneers), a principal instituição de engenheiros químicos do mundo, cujo foco é desenvolver trabalhos, pesquisas, projetos e atividades de cunho acadêmico, profissional e social para competições em vários níveis, sendo elas regionais, nacionais e até mesmo internacionais.
Em 2020, com apenas um ano de existência, o projeto já havia obtido inúmeras conquistas relevantes, como o 1º lugar nas categorias de segurança e design e também o 4º lugar na apresentação do pôster da Chem-E-Car Competition, concorrendo com outras 24 universidades ao redor do planeta. Além disso, foi concedido para o AIChE FEI o “Outstanding Student Chapter Award” prêmio que apenas os principais capítulos do mundo recebem. No cenário nacional, conquistou a Conferência Regional de Estudantes do AIChE, logo em sua primeira participação.
Para saber mais sobre o capítulo estudantil AIChE FEI, clique aqui.