Notícias Fei

AMP: Conheça a tecnologia facilitadora de navegação

AMP: Conheça a tecnologia facilitadora de navegação


  06/10/2021

Em entrevista na revista Locaweb, coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI falou sobre o funcionamento da ferramenta e como pode ser aplicada

Oferecer uma boa experiência ao usuário é um dos segredos para criar sites de sucesso. Aspectos como design, acesso a informações e imagens são só alguns dos fatores que auxiliam nos acessos às páginas na internet. Mas o que nem todo mundo conhece ainda é a tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages – ou Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis, traduzindo para o português), uma ferramenta criada pelo Google para ajudar a carregar um website mais rapidamente.

O tema virou notícia em uma reportagem especial publicada na revista Locaweb, que consultou o professor Plínio Thomaz Aquino Jr., coordenador do Curso de Ciência da Computação da FEI, como fonte para aprofundar mais no assunto. De acordo com uma apuração feita pela revista, cerca de 40% dos visitantes de páginas web abandonam os sites que demoram mais de três segundos para abrir. Os dados são da Kissmetrics, uma ferramenta de análise e monitoramento de usuários. No caso, a tecnologia AMP funciona justamente como uma saída mais eficiente e acessível para melhorar a velocidade dos sites durante a navegação mobile.

Em entrevista, o coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI contou que o AMP foi projetado especificamente para ajudar os desenvolvedores a evitar problemas de codificação comuns, que podem ser responsáveis pelos carregamentos demorados em navegadores de celulares. Para simplificar o processo e torna-lo mais ágil, a tecnologia permite a criação de cópias simplificadas das páginas, sem elementos como JavaScript e scripts de terceiros.

“Trata-se de um processo fácil, pois utilizam-se os mesmos procedimentos de trabalho que os desenvolvedores web aplicam no dia a dia. Estudar o AMP e implanta-lo em um site leva, em média, 10 dias. Também existem ferramentas que ajudam a usar a tecnologia, como o Google Web Designer. Com ele, é possível criar páginas HTML compatíveis com AMP de maneira simples e rápida”, explicou.

Em contrapartida, o especialista da FEI também afirmou que ainda não existem garantias de que os buscadores deem prioridade para quem já aplica a solução de carregamento rápido. Porém, a lista de busca do Google exibe um ícone em formato de ‘raio’, que fica localizado ao lado do título das páginas, para destacar o AMP. Na entrevista, o professor explicou que “isso pode ajudar o usuário a identificar endereços online que usem a tecnologia e, consequentemente, dar preferência às páginas que carreguem mais rápido”.

Para conferir mais reportagens com a participação dos especialistas da FEI, basta acessar a coluna FEI na Mídia em nosso site.