Notícias Fei

Inteligência Artificial pode virar tendência para transmissão de jogos de futebol

Inteligência Artificial pode virar tendência para transmissão de jogos de futebol


  04/10/2021

Entrevistado pelo Estadão, professor de Ciência da Computação da FEI falou sobre as contribuições da tecnologia para as partidas e expectativas para o setor

Além de filmes e séries, é bem verdade que os serviços de streaming vêm crescendo também no mundo dos esportes, especialmente para o público apaixonado por futebol. Em paralelo, uma outra tecnologia vem ganhando espaço e cada vez mais destaque para as transmissões dos jogos: a inteligência artificial. E não é somente para prevenir lesões que a IA tem se popularizado neste meio. Dentro de campo, a tecnologia já está sendo adaptada com métodos de automação para levar às telas os eventos que as emissoras não podem comparecer ‘in loco’ para produzir. 

A tendência tecnológica adaptada para o mundo dos esportes virou notícia no jornal O Estado de S. Paulo, que entrevistou o professor Paulo Sérgio Rodrigues, do curso de Ciência da Computação da FEI, para entender mais sobre a novidade. De acordo com a apuração da reportagem, a Pixellot, empresa Israelense de IA, é uma das grandes apostas da indústria para levar um sistema de transmissão automatizado para estádios e quadras, com imagens de câmeras capazes de identificar os movimentos da bola, dos jogadores, lances, além de conseguir zooms e captar movimentos na área onde o jogo acontece, sem que haja o apoio de um cinegrafista, por exemplo.  

Não há dúvidas que a adaptação da tecnologia para os jogos pode auxiliar especialmente onde não há estrutura para transmissões. Mas de acordo com o professor da FEI, ainda há muito o que evoluir. “Sabemos que essa tecnologia é limitada ainda, sobretudo em cenas muito dinâmicas e com muitos detalhes. Mas eles estão evoluindo rapidamente. Quanto mais a tecnologia avança, mais detalhes específicos dos objetos da cena (jogadores, bola, até a plateia em geral) são analisados e informações mais precisas e completas serão geradas”, explicou em entrevista para o jornal. 

Ainda assim, o professor acredita que o futuro reserva boas cotas para a presença da Inteligência artificial nas transmissões de futebol. “Acredito que será bem rápida a chegada desse tipo de tecnologia para o público em geral. Essas ideias e soluções estão disponíveis para qualquer um. Então muitas startups podem logo competir entre si e até mesmo com as grandes empresas, o que pode fazer o preço cair”, afirmou. 

Futebol de Robôs 

E não é só na transmissão dos jogos que a Inteligência Artificial se faz presente. Mas ela, literalmente, também joga futebol. Estamos falando do futebol de robôs, uma prática já bastante conhecida pela equipe RoboFEI que, desde 2003, vem evoluindo e construindo novas aplicações para a tecnologia. Dos últimos anos pra cá, a equipe vem desenvolvendo e aprimorando robôs que competem nas categorias de futebol de robôs da IEEE e RoboCup. Hoje, o projeto agrupa estudantes de todos os níveis em um único lugar, aproximando alunos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Automação e Controle, e Engenharia Mecânica, aos resultados e avanços mais modernos e atuais em inteligência artificial e robótica.  

Saiba mais sobre a equipe RoboFEI e sobre as competições com futebol de robôs clicando aqui.