Notícias Fei

Missão Inspiration4: professor e astrofísico da FEI foi fonte para reportagem especial no O Globo

Missão Inspiration4: professor e astrofísico da FEI foi fonte para reportagem especial no O Globo


  20/09/2021

Em entrevista exclusiva, especialista traz análises sobre evolução da nova era espacial

Na última semana, os eventos espaciais voltaram a chamar a atenção de curiosos, pesquisadores e também de toda a imprensa mundial. A missão ‘Inspiration4’ obteve sucesso ao levar quatro turistas para a órbita da Terra. O acontecimento confirmou o que especialistas já suspeitavam: a Space X, empresa do bilionário Elon Musk lidera a era da corrida espacial, contra a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a Virgin Galactic, de Richard Branson. O assunto também virou notícia no Jornal O Globo, que entrevistou o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, na última quinta-feira (16).

Em entrevista, o especialista afirmou que a dianteira na disputa pelo turismo espacial fica em evidência quando comparamos com os lançamentos anteriores realizados pelos empresários. “Enquanto os voos da Virgin Galactic e da Blue Origin ‘beliscaram o espaço’ e proporcionaram ‘experiências efêmeras’, o lançamento de Musk oferece uma jornada mais completa”, explicou ao jornal. “Temos uma missão espacial inteira nessa situação da Space X. Você faz o lançamento, entra em órbita e fica três dias rodando. Feito o lançamento, serão três dias de férias (para os tripulantes). Eles vão ficar lá brincando, fazendo o que planejaram fazer, vendo o espaço por meio da cúpula que foi instalada. Mas depois disso é só tensão (no retorno à Terra)”, complementou.

E, de fato, foi o que se sucedeu. Por volta das 20h06 do último sábado (18/09), o oceano Atlântico, próximo da costa da Flórida, recebeu uma embarcação diferente. Foi nesta região que a aeronave pousou, após orbitar a Terra. Assim que desembarcaram, um dos patrocinadores da viagem, Jared Isaacman, comemorou a missão e deixou no ar possíveis novos planos para outras viagens. "Foi uma jornada e tanto para nós, e estamos apenas começando", disse para os jornais.

Para entender mais sobre o tema e sobre a era da corrida espacial, confira o FEI na Mídia publicado com o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI,  na última semana. Além da reportagem, o professor também preparou um artigo exclusivo sobre a era do turismo espacial e que também está disponível para leitura em nosso site. Confira clicando aqui.