Entre os dias 11 e 15 de outubro, acontecerá a Competição Brasileira de Robótica, uma das maiores organizadas na América Latina. E para falar no tema, a Equipe RoboFEI mais uma vez se tornou referência para imprensa. Na última quinta-feira (26), o jornal da RedeTV News, exibiu uma reportagem especial com a participação de professores e alunos da FEI.
A notícia trouxe atualizações sobre a realização da competição no Brasil que, neste ano, se mantém também em sistema virtual. Em entrevista, o aluno Khaled Hazime, atual capitão da Equipe RoboFEI, falou sobre a Robô Hera e as funções adaptadas hoje na máquina. “A Hera é um robô de serviços domésticos e, dentre as suas funções, ela navega em ambientes fechados, sem bater em nada, faz o reconhecimento e manipulação de objetos, conforme o seu comando, faz o reconhecimento de pessoas e interage com elas”, explicou.
De acordo com o professor Plínio Thomaz Aquino Jr., coordenador do Curso de Ciência da Computação na FEI e que também coordena o projeto RoboFEI, as funções adaptadas à exemplo da robô Hera, serão essenciais para auxiliar pessoas em suas atividades cotidianas. “A robótica de serviços é uma tendência para ajudar pessoas em casa e em qualquer ambiente onde você tenha tarefas que colaborem com as pessoas”, afirmou.
Há cinco anos, a equipe RoboFEI vence a RoboCup Brasil e, em 2021 vai mais uma vez defender o título. Para o professor Flávio Tonidandel, Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI e que também é Vice-presidente da RoboCup Brasil, a importância da participação dos alunos na competição traz um aprendizado que vai muito além do acadêmico. “O evento não serve só para uma competição em si, mas o networking com outras universidades também se torna algo importante. Você começa a ver soluções interessantes que outras universidades e outras equipes encontraram, conversa com essas equipes, traz essa técnica para a sua equipe também e isso, ano a ano, vai desenvolvendo muito a robótica”, disse o professor que também é coordenador do curso de Engenharia de Robôs na FEI.
O desenvolvimento de robôs a exemplo da robô Hera representa, ainda, novos avanços em diversas frentes de funcionalidades. Seu conjunto de sensores e componentes de software permitem personalização no processo interativo, sendo dedicado para executar tarefas de serviço em qualquer ambiente. E para chegar a essa versão final, em que a robô é apresentada hoje, o aluno da FEI Eduardo Miranda, que também é integrante da equipe RoboFEI, falou sobre a importância em aplicar a multidisciplinaridade e expertise de cada uma das áreas da FEI envolvidas no projeto. “Temos muito estudo em cima do robô, por meio de várias áreas, tanto da base para se locomover, quanto da manipulação para poder pegar o objeto, fazer todo esse movimento, estudo para saber a carga que o motor aguenta e o quanto ele conseguirá andar. Então, juntar todos esses estudos para construir um robô é a parte mais complexa”, afirmou.
Para conferir a reportagem na íntegra com a equipe RoboFEI, basta acessar o portal da RedeTV News e acessar o vídeo do jornal exibido na última quinta-feira (26).