Notícias Fei

Professores da FEI explicam a ciência por trás de experimentos químicos exibidos na TV

Professores da FEI explicam a ciência por trás de experimentos químicos exibidos na TV


  24/08/2021

Gerhard Ett e Luis Fernando Novazzi, do Departamento de Eng. Química da FEI, foram convidados como fontes para reportagem especial no Canaltech

No último dia 11 de agosto, o canal Disney+, lançou o programa ‘Posso Explicar’, produzido pelo National Geographic Brasil. O programa é o primeiro a apresentar e ensinar ciência em formato ‘talk show’ no País. Para explicar os experimentos científicos exibidos nos primeiros episódios, o Canaltech convidou os professores Gerhard Ett e Luis Fernando Novazzi, ambos do Departamento de Engenharia Química da FEI, para serem fontes na reportagem especial, publicada na tarde de ontem (23).

No primeiro experimento exibido na TV, os apresentadores simularam a formação de uma nuvem de hidrogênio. Para tanto, o cientista utilizou 30 litros de nitrogênio líquido a uma temperatura de -196,4 °C e 10 litros de água aquecida a 70 °C. Quando a água é jogada no nitrogênio, acontece uma grande explosão de água condensada. Em entrevista ao Canaltech, o professor Luiz Fernando Novazzi explicou que “a água quente cede calor para o nitrogênio líquido, que se vaporiza de forma muito rápida e com expansão em seu volume de mais de 500 vezes. Paralelamente, a água é resfriada e parte dela se solidifica, formando gelo. Durante a vaporização súbita do nitrogênio, a água é arrastada na forma de gelo e também de gotículas, formando a nuvem observada”, disse.

Já em um segundo experimento, os cientistas simularam explosões com gás de hidrogênio. Para realiza-lo, os apresentadores distribuíram cerca de 300 litros de gás hidrogênio em 30 bexigas enfileiradas. Ao acender a primeira, formou-se uma explosão em reação. O calor gerado seria suficiente para aquecer 12 mil litros de água. Na entrevista, o professor da FEI, Gerhard Ett, explicou que “o hidrogênio possui muita energia interna (alto poder calorífico superior), estimada em 143 MJ/Kg — três vezes maior do que o poder da gasolina, cerca de 48 MJ/Kg”, disse. “A reação de hidrogênio e o oxigênio gera vapor de água. Um kW de reação gera 0,5 L de água”, acrescentou.

O professor Gerhard ainda finalizou a entrevista falando sobre a evolução na mobilidade elétrica que o mundo está vivenciando no momento e que o hidrogênio é uma das principais fontes de energia, assim como a bateria de íon de lítio.

Para conferir mais reportagens com a participação dos professores da FEI, basta acessar a coluna FEI na Mídia disponível na área de notícias em nosso site.