Equipe RoboFEI participa de reportagem especial no programa Bom Dia SP

16/08/2021

Matéria na TV Globo trouxe destaque para participação da FEI na Competição Brasileira de Robótica

Na última sexta-feira (13), a FEI recebeu um novo destaque como fonte para a imprensa. Em entrevista ao vivo, a equipe RoboFEI participou de uma reportagem no programa Bom Dia SP, exibido no período da manhã na TV Globo. A matéria trouxe abordagem para a participação da FEI na Competição Brasileira de Robótica, que está com inscrições abertas para equipes estudantis até o dia 30 de agosto.

Como porta-voz da RoboFEI, o aluno de Engenharia de Automação e Controle da FEI, Khaled Hazime, contou o histórico sobre a formação do projeto e explicou o funcionamento da Robô Hera, também conhecida como a robô de serviços construída por alunos e professores. “A Hera tem todo um reconhecimento de ambientes e objetos que ela precisa manipular, bem como os entendimentos para interação e comunicação com as pessoas”, afirmou.

Já o professor Reinaldo Bianchi, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI, explicou para os telespectadores a ligação entre as tecnologias estudadas pelos alunos da FEI com as que utilizamos no dia a dia. “Toda a tecnologia que os nossos alunos estudam acabam se voltando para as nossas casas. Hoje, as pessoas já estão comprando aspiradores de pó domésticos que usam essa mesma tecnologia. Os robôs domésticos já conseguem fazer essas localizações de ambiente, assim como aplicamos aqui com os nossos robôs, por exemplo. A Competição Brasileira de Robótica existe justamente para incentivar os alunos a estudarem ciências e tecnologias para fomentar os avanços nesta área”, acrescentou o professor.

Em complemento, o aluno João Victor Aguiar, que também é integrante da Equipe RoboFEI e estudante do curso de Engenharia de Automação e Controle, explicou que os robôs desenvolvidos pela FEI, que são também utilizados na Competição Brasileira de Robótica, são totalmente autônomos. Na entrevista, João Victor mostrou a categoria de robôs Small Size, que simulam uma partida de futebol. “Aplicamos as mesmas regras de um jogo com humanos. Esses robôs possuem quatro câmeras instaladas, que fazem o reconhecimento por meio do sistema de cores que fica no topo de cada um deles. Com o posicionamento das cores, eles ganham capacidade para reconhecer onde estão posicionados e como alcançar a bola”.

Para quem ainda não conhece, o projeto RoboFEI, desenvolvido por alunos e professores da FEI, é composto por três categorias, sendo elas humanoide, Small Size e @Home. As três categorias participam da Competição Brasileira de Robótica e acumulam diversos prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua trajetória. Para saber mais sobre a equipe RoboFEI, basta acessar a página: https://portal.fei.edu.br/robo-fei