Eclipse: professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, explica curiosidades do fenômeno

14/06/2021

Além das informações sobre próximos eventos, reportagem publicada no Canal Tech também destacou dicas do professor para interessados em aprofundar os estudos em astrofísica

O eclipse solar anular voltou a chamar a atenção da imprensa na última semana, devido ao novo episódio registrado na quinta-feira (10). O fenômeno, considerado raro, acontece quando a Lua se posiciona perfeitamente alinhada entre o Sol e o Planeta Terra. Para entender melhor como o eclipse ocorre, o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, foi consultado como fonte exclusiva para a reportagem no Canal Tech.

Em entrevista, o astrofísico explicou que “um eclipse solar acontece quando a Lua se move entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra na Terra e bloqueando a luz solar em algumas áreas. Durante um eclipse anular, entretanto, a Lua está mais distante da Terra (em comparação à distância em que ela se encontra durante os eclipses solares totais). Por isso, ela terá um diâmetro aparente menor, na nossa perspectiva, e não conseguirá cobrir o Sol por completo. Desse modo, ainda que ambos os astros estejam perfeitamente alinhados, nossa estrela ainda exibirá um contorno ao redor do círculo escuro formado pela Lua. Por isso o eclipse solar anular também é apelidado de “anel de fogo”. O evento é relativamente raro, mas os astrônomos já sabem quando acontecerá os próximos.

Ainda de acordo com o professor, “foi graças a essas observações realizadas por inúmeros astrônomos que a humanidade conseguiu “determinar as características das órbitas da Lua e da Terra com precisão, de modo a produzir tabelas com as datas e horários dos eventos com bastante precisão", explicou ao Canal Tech. “Assim, sabemos que, no dia 14 de outubro de 2023, haverá um novo eclipse solar anular — que será visível no Brasil, principalmente nas regiões acima da linha do equador. Além disso, também haverá um eclipse solar total no final de 2021, mas não será visível no Brasil”.

#FicaDica

Enquanto o próximo evento astronômico não acontece, o professor Cássio Barbosa também destacou dicas para os leitores interessados em aprofundar os estudos da astrofísica. De acordo com a entrevista publicada no Canal Tech, a “dica de ouro” do professor da FEI é “estar sempre procurando as novidades em fontes confiáveis. A astronomia e ciências espaciais atingiram um nível em que, de uma semana para a outra, os conceitos podem mudar. Além de se manter bem informado, quem quiser se aprofundar mais no assunto, pode fazer os cursos de astronomia de instituições como a USP, a Universidade Federal do ABC e INPE. Todos eles são preparados e ministrados por astrônomos e não têm custo algum”, contou.

Para conferir a reportagem completa publicada no Canal Tech, clique aqui.