Notícias Fei

Prof. Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, participa de reportagem exclusiva no portal R7.com

Prof. Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, participa de reportagem exclusiva no portal R7.com


  17/05/2021

Em entrevista, especialista comenta sobre novos acessos às informações e dados sobre astrofísica

A evolução das informações disponibilizadas sobre a astronomia virou tema para a reportagem especial publicada no portal R7.com, no último domingo (16). Sendo consultado como fonte exclusiva, o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, trouxe análises sobre este processo e evolução das comunicações e acessos a este tema. “Por volta de 1982, eu comecei a me interessar por astronomia, procuravas pelos conteúdos por meio do recurso que tinha na época, que eram as enciclopédias, uma vez que não existia computador em casa, muito menos internet”, comentou o professor.

Durante a entrevista, o astrofísico também comentou que, na mesma época, ficava fascinado ao ver fotos, ainda em preto e branco, que estavam expostas no livro do pai, que também era professor. “De vez em quando, também era possível ver programas na televisão sobre o espaço, como ‘Cosmos: Uma Viagem Pessoal’, que era apresentado pelo astrônomo Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan.

Outro dos programas favoritos do professor “era O Céu do Brasil, produzido pelo astrônomo brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão e apresentado pelo locutor e jornalista Eliakim Araújo na Rádio MEC”, contou na reportagem.

Já nos dias atuais, a internet veio como um advento essencial para que os conteúdos fossem distribuídos de maneira mais democrática, por meio do crescimento de podcasts, do instagram e também YouTube. O único ponto de alerta que o professor destaca é com relação às pessoas que utilizam informações disponíveis para produzir conteúdos sobre a astronomia sem responsabilidade. “Algumas pessoas acham que, apenas pelo fato de terem acesso a conteúdos da Nasa, por exemplo, são astrônomas ou profissionais da área e acabam transmitindo informações sensacionalistas e até erradas para ganhar likes e incritos”, finalizou.

Para conferir a reportagem completa publicada no portal R7.com, basta acessar o site clicando aqui.