Cinco filmes sobre mulheres inspiradoras que revolucionaram a ciência

12/03/2021

No mês das mulheres, preparamos dicas especiais que destacam o protagonismo feminino na história

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 70, simbolizamos a luta histórica de mulheres em todo o mundo por condições equiparadas às dos homens e por reconhecimento, especialmente na ciência.

Quando a palavra cientista é citada, muitas vezes ela acaba sendo associada a exemplos masculinos como Newton, Albert Einstein e Darwin. Mas a grande realidade é que muitas mulheres também dedicaram a vida para estudar o mundo que vivemos e conhecemos hoje, por meio de importantes descobertas que revolucionaram a ciência.

“Nós temos grandes exemplos de pesquisadoras na nossa história. Temos filmes, documentários, reportagens que mostram os avanços e conquistas de mulheres na ciência, na engenharia e na tecnologia, que nos mostram exemplos inspiradores, principalmente para as novas estudantes que se interessem por essas áreas”, ressalta Daniella Caluscio, professora do Departamento de Engenharia de Materiais da FEI.

E neste clima de inspiração para o mês das mulheres, trouxemos cinco dicas de filmes e documentários que retratam histórias de mulheres cientistas da vida real.

Confira!

Mercury 13 – O Espaço Delas

Em 1959, a NASA criou o programa “Mercúrio” com o objetivo de lançar o primeiro homem ao espaço. Em meio a uma acirrada corrida tecnológica contra a união soviética, um grupo de homens foi selecionado para passar por rigorosos testes físicos e psicológicos. Após esta seleção, surgiu a dúvida: como as mulheres se sairiam se passassem por estes testes? Para responder essa pergunta, a NASA criou um programa secreto e selecionou treze mulheres para também fazerem parte da corrida espacial. Toda a luta contra o preconceito e pelo reconhecimento destas mulheres você confere no documentário disponível na Netflix.

"Marie Curie: The Courage of Knowledge" (2016)

O filme narra a luta da física e química Marie Curie por reconhecimento na comunidade científica francesa no começo do século 20. Na ciência, sua maior contribuição foi simplesmente a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos.  Marie Curie também ficou conhecida na história por ser a primeira mulher admitida como professora na Universidade de Paris e a primeira a ganhar um Nobel.

“Estrelas Além do Tempo” (2016)

O longa mostra a trajetória de uma equipe de matemáticas negras que desempenharam um papel decisivo na NASA durante os primeiros anos do programa especial, em plena Guerra Fria. Além do reconhecimento profissional, o filme também mostra o enfrentamento de vários tipos de preconceito em plena era da segregação racial.

“Temple Grandin” (2010)

Em uma jornada desafiadora, o filme conta a história de Temple Grandin (Claire Danes), uma mulher autista que se torna uma das principais cientistas da indústria de manejo de animais em fazendas e abatedouros. Grandin, trouxe grandes revoluções para a pecuária americana e, em 2010, a cientista foi citada pela revista Time na lista das cem pessoas mais influentes do mundo.

“Nas Montanhas com os Gorilas” (1988)

O longa retrata a trajetória da naturalista Dian Fossey, que ao viajar para as montanhas africanas de Ruanda para estudar gorilas, passou a reivindicar a defesa dos animais contra os caçadores. A repercussão desta história sobre o amor pela ciência e pelo direito dos animais, resultou no filme vencedor de dois Globos de Ouro e foi indicado a cinco estatuetas do Oscar.