Notícias Fei

FEI na Mídia: Ciência em busca por vida extraterrestre

FEI na Mídia: Ciência em busca por vida extraterrestre


  26/02/2021

Professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, participa de entrevista ao vivo no Jornal da Manhã, transmitido pela Rádio Jovem Pan

Depois de um pouso arriscado, em menos de um dia, o robô Perseverance da Nasa, já mostrou que está trabalhando a todo vapor na busca de indícios de vida extraterrestre em Marte. Na última semana, o tema chamou a atenção da imprensa e de curiosos. Em menos de um dia após a missão bem sucedida o robô já realizou o envio de imagens coloridas e em alta resolução do famoso planeta vermelho.

Convidado para participar de uma entrevista ao vivo no Jornal da Manhã, transmitido pela Rádio Jovem Pan, o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, explicou aos ouvintes sobre o foco das novas pesquisas que estão sendo desenvolvidas pela Nasa. “Essa missão é bastante importante porque, desde a década de 70, nós enviamos sondas para estudar o planeta Marte. Houve uma busca por evidencias de vida microbiana, vida bem simples, mas essas experiências de 1970 não deram muito certo. Elas deram resultados conflitantes. Desde então, a Nasa decidiu mudar o foco e fazer experimentos geoquímicos, meteorológicos. Agora, com essa sonda que chegou nesta semana, a Nasa voltou a procurar por evidencias biológicas, mudando novamente o foco. Nós passamos de um estudo geológico para um estudo astrobiológico, principalmente para a busca de vidas que tenham ocorrido no passado e também de vidas atuais”, falou ao jornal.

Para conferir a entrevista completa, basta acessa o canal da Jovem Pan no YouTube.