Uma chuva de meteoros Leônidas (ou Leonídeas, como também são conhecidos), terá seu pico marcado para a madrugada desta terça (17) para quarta-feira (18) e poderá ser visto dos Hemisférios Norte e Sul da Terra. Convidado para participar de entrevista ao portal R7.com, o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, explica que “conforme a noite vai avançando, a constelação [no caso, Leão] vai subindo e se distanciando do horizonte, que tem mais sujeira e atrapalha a visão. O horário ideal, portanto, será por volta das 3h, 3h30 da manhã”, disse. "A partir desse horário, será possível ainda observar resquícios de outro fenômeno astronômico, a chuva de meteoros Taurídeas, visível na direção noroeste", explicou ao portal.
Na entrevista, o professor da FEI também destaca que, neste ano, a chuva de meteoros deve ser relativamente fraca, com quedas de 10 a 15 meteoros por hora. Em 2001, ano em que também ocorreu o fenômeno, foi possível visualizar uma quantidade muito maior. Os Leônidas são raros meteoros que resultam em diversas estrelas cadentes pelo céu. O evento ocorre a cada poucas décadas e produz uma chuva de meteoros que podem ser vistos com passagens por hora.
Quer saber mais sobre este fenômeno? Clique aqui e confira a entrevista completa do astrofísico da FEI para o portal R7.com