Notícias Fei

Professor da FEI participa de reportagem especial do portal UOL

Professor da FEI participa de reportagem especial do portal UOL


  12/11/2020

Em entrevista, Rodrigo Magnabosco, do departamento de engenharia de materiais da FEI, esclarece curiosidades sobre uso do aço inoxidável para eliminação de odores das mãos

Nesta semana, mais um professor da FEI ganhou evidência na mídia. O porta-voz da vez foi o professor Rodrigo Magnabosco, do departamento de engenharia de materiais da FEI, convidado pelo portal UOL para esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o aço inoxidável, popularmente conhecido como ‘aço inox’. Na reportagem, o professor explica como o material adaptado para sabonete inox atua na eliminação de odores das mãos. O especialista aponta que assim como todo aço, este material também é composto por uma liga de ferro. A diferença dos demais é que ele contém, no mínimo, 12% em massa de cromo na sua composição. A reação do cromo com o oxigênio forma uma película invisível a olho nu, que atrai substâncias que contém enxofre, responsáveis pelo odor da cebola, do alho e de frutos do mar, por exemplo.

            "Estas substâncias adsorvidas na superfície podem ser mais facilmente oxidadas, eliminando o cheiro característico. Por isso, recomenda-se esfregar as mãos por alguns segundos numa superfície de inox e debaixo d'água: promove-se a neutralização das substâncias que tem odor, e a água remove os vestígios", explicou o professor para o UOL.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui.