O mês de janeiro de 2026 iniciou com muita representatividade e motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. Na manhã da última quarta-feira (7), Francisco Antonio Soeltl (Presidente Executivo do IBD e Curador Nacional do BDT), Francisco José Santos Milreu (Conselheiro do IBD e Curador de Gestão no Conselho do BDT - SP), Fábio Bordin (Conselheiro do IBD e VP do BDT – Região Sudeste) e Ary Silveira Bueno (VP Executivo do IBD e Presidente do Conselho do BDT) estiveram na FEI para a entrega do “Troféu Brasil Digital Ozires Silva – Gratidão”, ao Reitor da FEI, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, pelos projetos e contribuições prestadas ao IBD e ao movimento BDT, entre 2020 e 2025.
A premiação dedicada ao Reitor da instituição é uma homenagem do Instituto Brasil Digital, em reconhecimento às suas contribuições ao movimento Brasil Digital para Todos. Considerada uma iniciativa de vanguarda e de alcance nacional, a ação é suprapartidária e voluntária, unificando representantes de empresas, instituições de ensino e órgãos públicos em prol da inovação e da transformação digital, voltados à inclusão de todas as camadas da sociedade.
“Acredito que participar desse movimento e receber esse prêmio traz um profundo significado institucional. Sempre me envolvi em nome da FEI, buscando criar um legado para as futuras gerações, para que o processo de transformação digital atinja todas as camadas da população. É um lado social importante que, para mim, faz a diferença”, explicou o Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta.
Ainda em depoimento, o Reitor da FEI também falou sobre os resultados já obtidos pelo “Movimento Brasil Digital para Todos”, tanto para os membros atuantes, como também para as organizações envolvidas. É uma via de mão dupla. Trata-se de um grupo muito interessante, envolvendo não só a academia, mas também empresas e governos — o que chamamos de hélice tripla. Temos trabalhado fortemente para que esse processo de digitalização impulsione a inovação. Nós doamos tempo para a iniciativa de cunho social, mas também temos a oportunidade de desenvolver novas ações com essa rede de contatos, expandindo as iniciativas da nossa instituição”, afirmou o professor
Histórico e Reconhecimento
Essa não é a primeira vez que o Instituto Brasil Digital reconhece as iniciativas da FEI. Em novembro de 2020, a instituição foi premiada na categoria de “Nativos Digitais”, por meio de um projeto desenvolvido pela equipe ROBOFEI, com a Robô Hera. O reconhecimento é considerado pelo setor público e privado como um dos principais para a área de inovação e tecnologia. Com transmissão online e ao vivo, a apresentação da cerimônia de premiação contou com a participação dos alunos membros da equipe na época.
Assista ao vídeo com depoimentos dos alunos:
Já em 2022, a FEI foi reconhecida novamente pelo instituto, como “Destaque Nacional” no “Prêmio Transformação Digital Brasil 2020/2022”. Na época, o Instituto Brasil Digital reconheceu a FEI como “universidade inovadora no cenário de transformação digital”, por se reinventar, a cada ano, por meio das ferramentas digitais. “Permeando o ensino, a pesquisa e a extensão, e tendo a inovação como eixo transversal perpassando esses pilares fundamentais da universidade, a FEI tem mostrado na prática como as novas tecnologias são essenciais aos profissionais do futuro e aos novos papéis desempenhados pelas universidades”, publicou o Instituto, na época. Leia a publicação completa aqui: https://institutobrasildigital.org.br/centro-universitario-fei-e-destaque-nacional-no-premio-transformacao-digital-brasil/