Notícias Fei

RoboFEI na Olimpíada de Robôs Humanoides na China: Confira os resultados da Competição

RoboFEI na Olimpíada de Robôs Humanoides na China: Confira os resultados da Competição


  03/09/2025

Artigo original do Prof. Dr. Plínio Thomaz Aquino Junior, Coordenador do Projeto RoboFEI, na categoria de Robôs de Serviços (@_Home) e docente do Curso de Ciência da Computação da FEI* 

Recebemos o convite e participamos, com muito orgulho, da primeira “olimpíada” de robôs humanoides do mundo. A FEI, por intermédio da equipe RoboFEI, que há anos participa da RoboCup Mundial em diversas categorias, teve seu mérito reconhecido e foi convidada a compor um grupo seleto de 18 equipes internacionais no maior evento de robôs humanoides do mundo, chamada de World Humanoid Robot Games 2025 (WHRG 2025), realizada em Beijing na China, entre os dias 15 e 17 de agosto de 2025.

Com todas as despesas pagas, fomos recebidos no dia 1º. de agosto de 2025 pelos organizadores do evento que nos forneceram 3 robôs humanoides da Booster Robotics® para que pudéssemos aprender, programar e jogar a competição de futebol de robôs humanoides no RCAP Beijing Masters, parte integrante do grande evento WHRG 2025.

Importante ressaltar que o evento WHRG 2025 contou com mais de 20 modalidades, dentre elas corrida de 100m, 400m, 100m com barreiras, salto em distância, boxe, e diversas outras. Todas com robôs humanoides super-avançados fabricados na China.

A participação da Equipe RoboFEI

A equipe RoboFEI foi a única equipe brasileira a participar deste grandioso evento que recebeu ares de olimpíada. Sem dúvida é o primeiro grande evento deste porte no mundo, de muitos outros que virão. Inclusive o evento de 2026 já foi anunciado. Fazer parte de um evento desta magnitude mundial demonstra a importância que as equipes RoboFEI tem no desenvolvimento da robótica mundial e a relevância das pesquisas conduzidas pelos professores envolvidos: Prof. Dr. Flavio Tonidandel, Prof. Dr. Plinio Thomaz Aquino Junior, Prof. Dr. Reinaldo Augusto da Costa Bianchi e Prof. Dr. Danilo Hernani Perico.

Os professores Flavio e Plinio participaram do evento junto com mais 6 alunos escolhidos dos projetos SSL, Humanoide e @Home, que já possuíam experiência de programação de robôs.

Com muitas equipes Chinesas e Internacionais participando da preparação para o evento, foi-se necessário definir uma qualificação de equipes para competirem oficialmente no evento WHRG 2025, realizado dentro do ginásio chamado ICE RIBBON, construído em 2022 para abrigar as Olimpíadas de inverno de 2022.

Nossa preparação, dedicação e aprendizado foram excepcionais. Chegamos na China sem conhecer o robô. Recebemos 3 robôs humanoides e instruções básicas de uso. Começamos uma jornada incansável de 12 dias de configuração, programação, planejamento e aprendizado, desde as 9h da manhã quando o local de treinamento (figura 1) abria até as 22hs quando ele fechava.

Dia 12 de agosto de 2025 tivemos a qualificatória. Em um grupo de 4 equipes internacionais, competimos na categoria de 3 vs 3 robôs, contra as equipes da Malásia, Alemanha (Sweaty) e Japoneses. Vencemos todos os adversários e nos classificamos para competir no evento WHRG 2025.

Com isso, participamos da abertura do evento no dia 14 de agosto de 2025 e todos os veículos de comunicação, nacionais e internacionais, relataram a participação de uma equipe brasileira no evento.

No dia 15 de agosto tivemos nossa competição na fase de grupos das quartas de final. Neste momento da competição, as melhores equipes chinesas e as melhores internacionais foram misturadas em grupos.

Ficamos no grupo com as seguintes equipes:

  • CAU Moutain&Sea – 1º lugar nas classificatórias de 26 equipes chinesas
  • i-Know Team – 3º. Lugar nas classificatórias das equipes chinesas
  • KUKA – Equipe da UAE – Estados Árabes Unidos

Após empate com a equipe KUKA, vencemos a equipe chinesa I-Know e perdemos para a equipe chinesa CAU. Por conta do saldo de gols, ficamos em terceiro no grupo e não nos classificamos para as semifinais. Terminamos em 5º. Lugar na classificação geral do torneio, que iniciou com mais de 30 equipes. Um resultado excelente para o Brasil, para a FEI, e para os alunos do RoboFEI.

 A Experiência

Com a participação neste evento, além das relações que estabelecemos com grandes grupos de pesquisa em robótica como de Portugal, Cingapura, Tailandia, Alemanha, Emirados Árabes Unidos e Japão, também aprendemos como desenvolver algoritmos para os robôs humanoides avançados da Booster Robotics®. Tivemos suporte direto dos engenheiros da Booster Robotics® e de outras equipes chinesas. Este aprendizado será de extrema importância para a evolução dos nossos projetos de robótica na FEI, bem como para desenvolver aplicações nos 02 (dois) robôs T1 da Booster Robotics que a FEI receberá em comodato para pesquisa e para jogar futebol de robôs em eventos. O foco agora é disseminar este conhecimento obtido dentre os membros da equipe, aos alunos da FEI e outras equipes brasileiras.

O fato é que poucas Universidades e centros de pesquisa no mundo tem ou tiveram contato com robôs humanoides avançados como estes que estavam na China neste evento. E a FEI pode se orgulhar de ter sido uma delas. Não temos dúvida que esta experiência irá impulsionar significativamente as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico conduzidos pela equipe RoboFEI neste e nos próximos anos.

Prof. Dr. Flavio Tonidandel - Departamento de Ciência da Computação – FEI

Prof. Dr. Plinio Thomaz Aquino Jr - Departamento de Ciência da Computação – FEI