Notícias Fei

Aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da FEI é premiado pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica

Aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da FEI é premiado pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica


  28/08/2025

Com orientação do Prof. Dr. Marcelo Pavanello, o estudante Jefferson Almeida Matos, recebeu reconhecimento pela apresentação da Melhor Dissertação de Mestrado

Uma nova história e trajetória para orgulhar toda a comunidade acadêmica. Na última quarta-feira, 27 de agosto, Jefferson Almeida Matos, aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da FEI, foi premiado pela SBMicro (Sociedade Brasileira de Microeletrônica), durante a cerimônia do 13º Prêmio José Camargo da Costa, na Conferência Chip in The Jungle 2025, sediada na cidade de Manaus/AM. A conquista do aluno se deu pela apresentação da melhor Dissertação de Mestrado na área de Tecnologias, Dispositivos e Processos de Fabricação em Micro/Nanoeletrônica, eleita pela SBMicro, titulado como “Estudo das Propriedades Eletrotérmicas de Transistores MOS de Nanofios e Nanofolhas de Silício em Temperaturas Criogênicas”.

Em entrevista, Jefferson Almeida Matos explicou que a ideia da dissertação é estudar elementos básicos da eletrônica, os transistores - que são dispositivos usados para amplificar a corrente elétrica ou barrar sua passagem. No caso, sua pesquisa foi mais direcionada para a relevância aplicada nos processadores mais modernos, que podem conter bilhões desses dispositivos. “No caso da minha dissertação, estudei um tipo especial de transistor moderno, chamado nanofio transistor de porta ômega, para operações em temperaturas extremamente criogênicas, da ordem de -269°C, com intuito de analisar a eficiência desses dispositivos para aplicações no controle de processadores quânticos para a computação quântica”, explicou.

A condução da pesquisa contribuiu, ainda, para a conquista de resultados surpreendentes. “Durante a realização conseguimos, na FEI, realizar uma medida inédita de um fenômeno que ocorreu nesse transistor, que levou a fazermos uma parceria com um dos mais importantes laboratórios na área de mano eletrônica do mundo, o CEA-LETI, que fica localizado na França. Essa parceria nos rendeu um artigo científico que foi publicado em uma revista científica de grande impacto da nossa área”, afirmou o aluno premiado.

A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Marcelo Antonio Pavanello, que é docente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da FEI, além de coordenador dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle da instituição. “Obrigado por confiar em mim como seu orientador. Foi um prazer trabalhar com você. Desejo-lhe o melhor em seu doutorado!”, escreveu o professor em sua rede social.

Sobre o sentimento de ter seu trabalho reconhecido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica, Jefferson Almeida Matos falou sobre a simbologia agregada à conquista do título da melhor dissertação apresentada. “Essa premiação é uma coroação de um trabalho que foi construído ao longo do tempo, não imaginava que poderia ganhar, mas simboliza muitíssimo porque demonstra que a FEI pode fazer ciência de excelência Temos laboratórios com equipamentos modernos e temos acesso a tecnologias que estão na fronteira do conhecimento. Além de ter oportunidade de parceria com grandes laboratórios e universidades do exterior. Pra mim, é uma honra fazer parte disso”, afirmou.