Notícias Fei

Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2025 terminam nesta quinta-feira (31)

Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2025 terminam nesta quinta-feira (31)


  28/07/2025

FEIano(a), você já ouviu falar sobre o “Prêmio Jovem Cientista”? Trata-se de uma iniciativa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, que consiste em incentivar jovens talentos e incentivar a produção científica no País, especialmente entre jovens que procuram inovar com soluções à desafios reais da nossa sociedade. Com o tema “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”, nesta edição, as inscrições estarão disponíveis até o dia 31 de julho.

Interessados podem garantir a oportunidade na categoria “Estudante de Ensino Superior”, que inclui estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação a partir de 1º de janeiro de 2024 e tenham menos de 30 anos de idade. É possível também se inscrever na categoria “Mestre e Doutor”, podendo concorrer estudantes de mestrado e doutorado, que tenham menos de 40 anos de idade.

Conheça as linhas de pesquisa para o prêmio jovem cientista de 2025:

  • Resiliência e adaptação às mudanças climáticas: estratégias de adaptação em zonas vulneráveis e sistemas preditivos.
  • Cidades inteligentes e sustentáveis: planejamento urbano e adaptação às mudanças climáticas com infraestrutura resiliente e mobilidade sustentável.
  • Segurança hídrica e alimentar diante das mudanças climáticas: gestão sustentável de recursos naturais e desigualdades sociais.
  • Bioeconomia e economia circular no enfrentamento das mudanças climáticas.
  • Tecnologias emergentes para mitigação das mudanças climáticas: IOT, inteligência artificial, aplicações de sensoriamento remoto e análise de dados na redução das emissões de gases de efeito estufa.
  • Impactos das mudanças climáticas na saúde pública: desafios e estratégias de adaptação para promoção do bem-estar em cenários climáticos extremos.
  • Desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e hidrogênio verde no combate às mudanças climáticas e pela redução da descarbonização.
  • Educação ambiental e digital para prevenção de desastres: engajamento comunitário e capacitação em áreas de risco.
  • Impactos das mudanças climáticas na frequência e gravidade dos incêndios florestais: análise de riscos, estratégias de mitigação e recuperação de ecossistemas.
  • Soluções de produtos sustentáveis e eficazes para combate a desastres.
  • Políticas públicas, gestão integrada e iniciativas colaborativas no enfrentamento das mudanças climáticas e para melhoria da qualidade de vida da população.

Para se inscrever e participar, basta acessar o site oficial do Prêmio Jovem Cientista 2025.