Reunindo pesquisadores, estudantes, professores e profissionais, a 19ª Edição do SEMINATEC (Workshop sobre Semicondutores e Micro e Nanotecnologia) teve a sua realização entre os dias 10 e 11 de abril, no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo, com quase 200 participantes inscritos. Realizado anualmente, com revezamento do local entre São Paulo e Campinas, essa já é a 5ª vez que a FEI é selecionada para sediar o evento.
Tradicionalmente, o SEMINATEC é reconhecido por ser um encontro pautado para discussões sobre avanços recentes em tecnologias ligadas à semicondutores, micro e nanotecnologia e circuitos integrados. Além de reunir grandes nomes da área acadêmica, o evento agrega ainda o objetivo de trazer visibilidade às principais pesquisas e projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento no setor. Nesta edição, ao todo, foram submetidos 58 artigos científicos de 18 instituições de ensino superior e institutos de pesquisa do Brasil e exterior.
“Poder participar de apresentações de trabalhos tão importantes na área de microeletrônica que, sem dúvida, é uma área bastante estratégica para o País é fundamental e tenho certeza que este evento tem muito a contribuir para o desenvolvimento da área. Acredito fortemente que essa aproximação entre pesquisadores e indústria é muito importante, não só para as fases experimentais, mas também para a área de desenvolvimento das novas tecnologias e soluções. Nós sempre ouvimos muito dizer que a academia está afastada das empresas, mas tenho certeza que eventos como esse mostram o outro lado, de que muitas pessoas não conhecem essa proximidade e as possibilidades de desenvolvermos tecnologias dentro da universidade”, apontou o Reitor da FEI, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, durante a abertura do evento.
Além dos estudantes e pesquisadores da FEI, as exposições dos artigos científicos, bem como a programação de palestras, envolveu participantes de instituições como Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Universidad Simón Bolívar, Venezuela e da Intel Corporation, Estados Unidos.
Os professores da FEI também tiveram grande destaque com a organização de palestras voltadas aos temas centrais do SEMINATEC, que serviram como conteúdo tanto para pesquisadores, como também estudantes de pós-graduação e da graduação. Entre os professores participantes, destacaram-se o Prof. Dr. Marcelo Antonio Pavanello, do Departamento de Engenharia Elétrica com uma palestra convidada e a Profa. Dra. Marcilei Guazzelli, do Departamento de Física da FEI, responsável por conduzir um painel sobre grandes projetos em desenvolvimento.
“Organizar e sediar um evento como o SEMINATEC é uma chancela das outras instituições que você tem relevância na área. As outras instituições respeitam a FEI e reconhecem nosso espaço na academia dentro dessa área de pesquisa”, ressaltou o Prof. Dr. Rodrigo Doria, docente do curso de Engenharia Elétrica da FEI e responsável pela organização do evento na instituição.
Essa edição do evento contou, ainda, com o investimento e patrocínio de três empresas incluindo Cadence, Keysight e OKK Soluções Tecnológicas, que também fizeram exposições de seus produtos na instituição. Além de ajudarem a evidenciar o evento, a participação das empresas também possibilita o contato com tecnologias de ponta, como destacou o Prof. Dr. Rodrigo Dória. “Essas empresas fazem exposição dos seus produtos que, em sua maioria, servem para fazermos medidas elétricas de componentes semicondutores ou softwares de simulação. As novidades apresentadas agregam a oportunidade de desenvolvimento de novas pesquisas”, explicou o docente.
A lista dos trabalhos artigos científicos submetidos para apresentação no evento, bem como os temas abordados podem ser consultados no histórico do site: https://fei.edu.br/seminatec_2025/