Uma semana programada para a partilha de conhecimentos, experiências, oportunidades de evolução acadêmica e profissional para além das fronteiras. A abertura da 2ª Semana Internacional da FEI ocorreu na tarde da última terça-feira (1), destacando a participação do palestrante convidado, Dr. Francisco Urrutia de La Torre, Secretário Executivo da AUSJAL (Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina).
A abertura oficial do evento foi conduzida pela Coordenadora do Departamento de Relações Internacionais da FEI, Daiani da Silveira; e pela Vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI, Profa. Dra. Michelly de Souza.
Em sua fala, a Vice-reitora da FEI destacou a importância do aproveitamento da globalização e os benefícios ofertados para a formação dos alunos. “Nós vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e a internacionalização dos nossos estudos é fundamental. A FEI reconhece essa importância e atua ativamente na construção de oportunidades em rede global, para ampliarmos a formação dos nossos estudantes. É um evento voltado para alunos, professores, coordenadores e tenho certeza que essa segunda edição do evento trará muitos frutos para a nossa comunidade acadêmica. Desejo que os nossos estudantes possam aproveitar ao máximo essas oportunidades disponibilizadas”, ressaltou a Profa. Dra. Michelly de Souza.
Atualmente, a FEI mantém convênios de colaboração com instituições estrangeiras, incluindo programas de mobilidade acadêmica internacional com duração de um semestre e dupla diplomação. Oportunidades que permitem experiências interculturais em outros países, visando a qualificação profissional dos alunos, por meio do intercâmbio cultural e científico.
Na palestra conduzida pelo Dr. Francisco Urrutia de La Torre, Secretário Executivo da AUSJAL, o foco da discussão foi para as oportunidades de internacionalização na América Latina e a celebração dos 40 anos de existência da rede colaborativa entre as instituições. De acordo com o executivo, atualmente o Programa de Intercampus da AUSJAL disponibiliza 18 cursos para dupla diplomação em formato virtual, para complementarem as formações em diversas áreas. Ainda de acordo com o palestrante, cerca de 4 mil estudantes da América Latina têm se beneficiado com a experiência ofertada pelo Programa.
“Teremos cada vez mais oportunidades para ampliar essas parcerias e relacionamento de instituições e países latino-americanos. A expectativa é que possamos sempre expandir as opções de formação para os nossos estudantes e que eles possam se beneficiar deste sistema de ensino e experiências acadêmicas”, destacou Dr. Francisco Urrutia de La Torre.
Dentre os temas disponibilizados para estudo e desenvolvimento de pesquisa, destacam-se: Incidência socioambiental, Desigualdade e Pobreza, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Direitos Humanos, Comunicação e Democracia, Observatório da Democracia, Educação, Filosofia e Responsabilidade Social Universitária.
Em histórico, a AUSJAL é formada por trinta universidades e institutos de ensino superior em quatorze países. É uma das três redes educacionais da Conferência dos Provinciais jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL) e também faz parte de uma vasta rede global de 180 instituições jesuítas de ensino superior, com presença em cinco continentes: a Associação Internacional de Universidades Jesuítas (IAJU).
A programação da 2ª Semana Internacional da FEI se encerrará no dia 3 de abril. Nesta quarta-feira, a transmissão da palestra foi organizada às 12h, com o tema “Reino Unido: Programas Educacionais e Oportunidades de Bolsas”. Patrícia Santos, Gerente de Educação Superior do British Council, é a palestrante convidada do dia, que conduziu a apresentação. Todos os estudantes participantes receberão certificado. Para acompanhar a transmissão, basta acessar este link:
https://www.youtube.com/@feiplay/featured