Motivo de orgulho para a comunidade presente e inspiração para quem está iniciando a jornada acadêmica. A aluna de mestrado em Engenharia Elétrica da FEI, Thalia Alves da Silva, foi selecionada para participar do evento NUMAR 2025 (Escola Internacional de Métodos Nucleares e Pesquisa Aplicada em Ciências Ambientais, de Materiais e da Vida), organizado pelo JINR (Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear) e pela AENTA (Agência de Energia Nuclear e Tecnologias Avançadas). O evento internacional foi sediado em Havana, Cuba, entre os dias 24 e 27 de fevereiro.
As pautas abordadas no NUMAR 2025 estão diretamente ligadas ao tema de pesquisa da aluna da FEI. Graduada em Engenharia de Automação e Controle, Thalia Alves da Silva, atualmente também é integrante do Laboratório de Efeitos da Radiação Ionizante e está desenvolvendo seu mestrado na área de efeitos da radiação em detectores, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica na FEI.
O evento promovido em Cuba foi estruturado em diversos cursos abrangendo ciências da vida, estudos ambientais e ciência dos materiais, proporcionando uma visão ampla e atualizada sobre as áreas. Sua importância, em nível internacional, destaca-se por sua abordagem interdisciplinar, reunindo especialistas para discutirem os avanços mais recentes e suas aplicações em diversas áreas estratégicas.
Os cursos em ciências da vida abordaram temas essenciais, como a produção de radiofármacos e teranósticos para medicina nuclear, tecnologia de hadronterapia para tratamento de tumores, detectores de radiação em imagem médica, biologia da radiação aplicada à pesquisa espacial e terapia, neurociência da radiação, astrobiologia, aplicações biomédicas de nanomateriais e computação de alto desempenho para biologia da radiação e medicina.
“Este evento representa uma oportunidade única de aprendizado e interação, promovendo o contato com as mais avançadas tecnologias e métodos científicos utilizados em diversas áreas do conhecimento. Ao participar, os estudantes tiveram acesso a conteúdos de ponta, podendo ampliar suas perspectivas e contribuir para inovações científicas e tecnológicas em suas respectivas áreas de atuação. Espero que, nas próximas edições, alunos da FEI possam ser novamente contemplados com esta oportunidade”, ressaltou a Profa. Dra. Marcilei Guazzelli, docente do Departamento de Física da FEI, coordenadora do Laboratório de Efeitos da Radiação Ionizante, e orientadora da aluna Thalia.