Notícias Fei

Professores italianos da Universitá degli Studi di Napoli ministram aulas para alunos de Engenharia Química da FEI

Professores italianos da Universitá degli Studi di Napoli ministram aulas para alunos de Engenharia Química da FEI


  13/02/2025

Alunos do curso de Engenharia Química da FEI acompanham uma série de iniciativas disponibilizadas pelo Departamento nesta semana, na FEI. Uma delas é o minicurso de “Simulação Estocástica de Reações Químicas: Aplicações do Método Monte Carlo”, que acontece na tarde desta quinta-feira (13), às 16h45, na sala K2-06, do Prédio K, no Campus de São Bernardo do Campo.

O minicurso será ministrado pelo professor Ricardo Tesser, do Departamento de Ciências Químicas da Universitá degli Studi di Napoli – Nápoles, Itália. O especialista foi convidado pelo Departamento de Engenharia Química da FEI para agregar o conhecimento científico internacional, dentro da instituição. “A ideia é que os alunos se capacitem e utilizem esse método para trabalhos futuros dentro e fora da FEI”, explicou o professor Italiano, em entrevista.

De acordo com o Prof. Dr. Gustavo Olivieri, docente do curso de Engenharia Química na FEI e responsável pela iniciativa, o conteúdo será direcionado especificamente para os alunos do 8º ao 10º ciclo do curso e também alunos de mestrado. “O minicurso do professor Ricardo Tesser é focado no método Monte Carlo, que é um método aplicado sobre reações químicas. Os estudantes não veem esse método na graduação, o que é uma boa contribuição pra eles e um adicional para o aprendizado”, afirmou o professor da FEI.

Ampliando fronteiras

Além da realização do minicurso, os estudantes do curso de Engenharia Química também tiveram a oportunidade de participar de uma aula experimental com outra professora italiana convidada pela FEI. No último dia 6 de fevereiro, a professora Rosa Turco, que também é membro do Departamento de Ciências Químicas da Universitá degli Studi di Napoli – Nápoles, Itália – ministrou uma aula sobre “Óleos Vegetais e Processos de Epoxidação: Aplicações e Inovações em Química Industrial”. O conteúdo programático foi pensado para capacitar os alunos sobre processos e reações ligadas à química verde, parte de processos químicos sustentáveis e a relevância dessas aplicações na indústria global.

“O convite da FEI foi uma grande oportunidade para mim. É uma instituição bastante prestigiosa e com certeza quero muito aumentar a nossa rede de colaboração. Isso é muito importante para as nossas escolas, tanto na Itália, como também no Brasil”, explicou a professora Italiana.

A vinda dos professores italianos também trouxe consideráveis contribuições em projetos de pesquisa vigentes do Departamento de Engenharia Química da FEI, com suporte da FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo), através do Auxílio Pesquisador Visitante (Processos 2024/13802-2 e 2024/13807-4, coordenados pelo Prof. Dr. Bruno Ramos e pelo Prof. Dr. Gustavo Vieira Olivieri).