Dias marcados por novos começos, expectativas e acolhida. A primeira semana deste mês de fevereiro plantou novas memórias para os estudantes ingressantes na FEI, com a programação de Integração de Calouros. Nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, alunos recém matriculados nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias, participaram de uma agenda preparada pelos departamentos da instituição.
As atividades foram distribuídas e realizadas em diferentes horários nos dois Campi para atender e disponibilizar a integração aos estudantes matriculados nos períodos matutino, vespertino e noturno. No Campus da FEI em São Bernardo do Campo, por exemplo, o primeiro dia de integração contou com uma apresentação realizada pela reitoria, dos professores coordenadores de cada curso e chefias de departamento.
“Achei a recepção muito organizada. Gostei muito da palestra de apresentação dos professores e dos reitores, para entendermos como funcionam os departamentos e os locais estratégicos da FEI. Achei muito acolhedora as atividades, especialmente para que as pessoas começassem a conversar. Foi tudo muito divertido”, contou Nathália Nakakura, estudante matriculada no curso de Engenharia Química da FEI. Durante a integração de calouros, ela fez amizade com a Juliana Ayumi Braguilori, que se matriculou no curso de Administração.
Assim como a amiga, em entrevista, Juliana contou que também gostou da dinâmica organizada pelos professores e explicou o que fez com que ela escolhesse a FEI para iniciar a sua graduação. “Quando estava pesquisando sobre as faculdades, vi que a FEI é uma instituição muito forte na administração. E ao saber que ela havia inaugurado o primeiro curso de Administração do País e da América Latina, com certeza me influenciou muito para essa tomada de decisão. A FEI é referência em parcerias com empresas e por isso acredito que estudando aqui eu vou conseguir boas oportunidades de emprego no futuro”, afirmou a estudante.
Outro aluno que compartilhou a sua experiência na Integração de Calouros foi Leonardo Miranda, matriculado no curso de Engenharia de Produção. Em entrevista, ele contou que passou em outras cinco universidades, mas que escolheu a FEI depois de uma visita que realizou no Campus. Ao conhecer a infraestrutura, gostou muito do ambiente acolhedor, da diversidade de laboratórios, equipamentos e, principalmente, da área esportiva, que se integra com um amplo espaço verde. “Para as pessoas que pensam em vir estudar na FEI, minha dica é que deem uma chance, pois a FEI é fabulosa, tem um Campus maravilhoso, com área verde, infraestrutura para esportes, laboratórios e projetos. É o lugar perfeito pra mim e acredito que já faz parte da pessoa que eu sou”, declarou o aluno.
Além das agendas com os professores, os estudantes que ingressaram na FEI também participaram de programações com apresentações dos projetos acadêmicos e iniciativas estudantis, bem como de atividades esportivas, preparadas pelo Centro de Vivência Desportiva, Recreação e Lazer (CVDRL), da FEI.
Os projetos estudantis foram, inclusive, um fator importante para a decisão do aluno Felipe de Oliveira Perez, que se matriculou no curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI. “Escolhi a FEI para estudar pois vi que era a instituição que liderava todas as pesquisas de rankings universitários. Toda vez que pesquisava sobre os melhores cursos do País, os da FEI sempre apareciam na frente. Além de acreditar muito na qualidade do ensino, um fator fundamental para a minha decisão foi conhecer de perto os projetos acadêmicos. O Fórmula FEI, por exemplo, foi um que me chamou a atenção logo de cara e tenho a expectativa de poder integrar a equipe muito em breve”, explicou.
Durante a Integração de Calouros, Felipe permaneceu ao lado do amigo Enzo Fernandes Malvezi, que também se matriculou na FEI, mas no curso de Engenharia Elétrica. Os dois se conheceram ainda no Ensino Médio e agora permanecem com a amizade, caminhando juntos no ensino superior. “Eu conheci a FEI por meio do Felipe. Pesquisei sobre o curso, vi que também estava bem posicionado nos rankings e isso influenciou na minha decisão. É uma instituição da qual acredito muito. Já estou de olho também nos projetos acadêmicos, especialmente aqueles dos quais eu possa participar como Engenheiro Eletricista”, afirmou Enzo.
Para marcar a geração
Outras duas experiências importantes agregaram uma diferenciação para a Integração de Calouros realizada neste primeiro semestre de 2025. Além da programação de acolhida, os novos estudantes do Campus São Paulo e do Campus São Bernardo do campo, participaram de uma experiência nomeada como “Cápsula do Tempo”. Em um papel, os estudantes escreveram uma mensagem para eles próprios do futuro. A proposta é que eles possam revisitar essas mensagens daqui 10 anos, quando já estiverem formados e atuando no mercado. Depois de escreverem suas mensagens, os estudantes armazenaram os papéis dentro de uma urna, que permanecerá guardada na biblioteca do ambos os Campi.
Além da Cápsula do Tempo, os estudantes ainda participaram de uma outra experiência que marcará a passagem dos anos. A nova turma de calouros plantou uma árvore, sob orientação e apoio da Superintendência e equipe de jardinagem da FEI. A árvore da turma foi plantada próxima a entrada do Campus de São Bernardo do Campo, para representar o desenvolvimento dos estudantes ao longo da jornada acadêmica.