Um novo motivo de orgulho para somar com o histórico da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros). Encerrando o ano de 2024 com chave de ouro, no mês de dezembro, a equipe EPIC FEI, formada por um grupo de alunos da Engenharia Civil da FEI, conquistou o 3º lugar no Concurso de Microssimulação 2024, promovido pela PTV Group, empresa líder global em software para planejamento de tráfego, simulação e gerenciamento em tempo real. O concurso, que aconteceu entre os meses de agosto e novembro do último ano, envolveu cerca de 185 participantes, representando instituições de toda a América Latina.
Em entrevista, o orientador da equipe, Prof. Dr. Fernando Cesar Dias Ribeiro, docente do curso de Engenharia Civil da FEI, falou sobre a excelência do ensino e pesquisa da instituição, integrada às práticas do curso. “Todas as nossas práticas em projetos junto à grandes empresas do setor da engenharia, que usam a modelagem e construção digital, estão pautando os mais recentes avanços das cidades inteligentes com foco nas pessoas. A EPIC vem se tornando referência no desenvolvimento desses projetos, buscando sempre a excelência do ensino e pesquisa demandada pelo mercado, e atendida integralmente pela FEI, vide o prêmio especial do concurso”, ressaltou.
Na competição proposta pela PTV Group, os estudantes foram desafiados a desenvolverem soluções para a redução da emissão de gases poluentes em sistemas de tráfego de veículos e pedestres, utilizando a microssimulação em modelo digital, tendo como ferramenta principal o Software PTV Vissim.
Na conquista do pódio da competição internacional, o projeto estudantil da FEI obteve destaque com dois projetos selecionados como finalistas. Os estudantes conquistaram o “Prêmio Especial”, em nome da FEI, como a Instituição com maior número de inscritos no concurso de microssimulação. Somando ao histórico, a equipe EPIC FEI recebeu também menção honrosa para um dos projetos entregues, atingindo um incremento de 9% na eficiência do fluxo veicular. Já a conquista do 3º lugar no pódio da competição se deve ao segundo projeto enviado, implementando uma melhora de 10% na sustentabilidade do modelo base.
Entre as etapas da competição, os estudantes participantes também atuaram com gravações de depoimentos para apresentação e defesa dos projetos apresentados para a PTV Group.
Em um dos vídeos, Nathan Boros Militão, um dos estudantes de Engenharia Civil e membro do grupo EPIC FEI, falou sobre os principais aprendizados obtidos na participação da equipe dentro do desafio de microssimulação. “Essa experiência nos faz refletir sobre qual é o nosso papel fundamental como engenheiro na hora de projetarmos uma cidade mais humana e sustentável. O nosso projeto foi pautado não só pela questão da mobilidade, como também para a redução da emissão de gases poluentes e, principalmente, melhoria na qualidade de vida das pessoas. Pensar nessas soluções e no quanto elas podem impactar a vida da sociedade é realmente algo que nos emociona e nos motiva a ir além”, explicou o estudante.
Já em outra gravação, a estudante Verena Marietto, também membro da equipe, destacou os resultados obtidos com o projeto e a satisfação com a experiência. “Nosso projeto sempre teve como foco as pessoas. Ao melhorar o fluxo de veículos na intersecção, reduzimos as emissões de gases poluentes, melhorando a qualidade do ar e a qualidade de vida das pessoas. Participar do concurso foi uma experiência desafiadora e muito enriquecedora, em que buscamos as soluções os quesitos ambiental e econômico. A ideia de implementar a obra foi muito tentadora, porém, não era tão viável financeiramente. Assim, trouxemos a utilização semafórica como proposta de solucionar os problemas de intersecção, devido a facilidade de implementação e o menor desembolso local”, ressaltou a aluna da FEI.
Histórico de orgulho
Essa não é a primeira vez que alunos de Engenharia Civil da FEI participam do concurso de microssimulação proposto pela PTV Group. Os estudantes atuam com projetos para o concurso desde 2021, acumulando prêmios em todos eles. No histórico, em 2021 a equipe FEIana conquistou o 2º lugar no concurso, concorrendo com as mesmas instituições internacionais da América Latina. Já no ano seguinte, em 2022, os alunos conquistaram o 4º lugar do desafio. Em 2023, os estudantes conquistaram novamente o pódio, ficando em 2º lugar com o projeto apresentado, sendo todos eles orientado pelo Prof. Dr. Fernando Cesar Dias Ribeiro, docente do curso de Engenharia Civil da FEI.