Um momento marcado por grande emoção e orgulho para toda a comunidade. Na noite da última quarta-feira, 4 de dezembro, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) foi homenageada com menção honrosa do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). A cerimônia oficial ocorreu em Sessão Plenária Especial, no auditório do Centro Técnico-Cultural do CREA, em São Paulo. Para representar a instituição e toda a comunidade, estiveram presentes o Presidente da FEI, Pe. Theodoro Peters SJ; o Reitor, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta; e o Vice-reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres.
Na mesma noite, muitos engenheiros também foram homenageados, incluindo profissionais formados pela FEI. A honraria reconhece os trabalhos desenvolvidos em prol das áreas tecnológicas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA, incluindo contribuições da instituição para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país. A Menção Honrosa foi entregue diretamente pela Presidente do CREA-SP, Eng. Civil. Lígia Marta Mackey, para o Presidente da FEI, Pe. Theodoro Peters SJ.
Em entrevista, o Presidente falou sobre o orgulho e alegria do recebimento da Menção Honrosa dedicada à instituição e mencionou uma reflexão do fundador da FEI, Pe. Sabóia de Medeiros, que em um de seus textos explica que “a luz da fé precisa ser irradiada e iluminar as pessoas”, fazendo conexão com os dias atuais. “Hoje a FEI está sendo iluminada, porque está ajudando o Brasil na formação de um capital humano de qualidade, na tecnologia e no respeito ao próximo, na cidadania, na construção de uma sociedade melhor, de uma humanidade de paz, de trabalho e de serviço. Estou muito orgulhoso e agradecido porque o que a FEI está sendo reconhecida publicamente por um órgão de classe, que credencia todos os técnicos, engenheiros e agrônomos do País”, declarou.
Durante a chamada do Presidente da FEI ao palco, o cerimonial do evento citou o reconhecimento e excelência da instituição na formação de profissionais e a capacidade de inovação dos seus egressos. Na cerimônia, a instituição foi citada, ainda, por contribuir para o progresso do desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil, consolidando-se como uma das mais tradicionais do país.
“O recebimento desta menção honrosa é o resultado do trabalho de uma grande comunidade. Nós viemos aqui receber essa homenagem e tivemos a oportunidade de reencontrar diversos ex-alunos que também estavam sendo homenageados. A FEI é formada por pessoas que fazem a diferença.Então é sempre bom virmos em um evento como este, em que a instituição é reconhecida por toda contribuição que já realizou e que, certamente, ainda tem a oportunidade de muito contribuir à sociedade”, afirmou o Reitor da FEI, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta.
Tradicionalmente, a Menção Honrosa é um destaque anual, oferecido ao final de cada exercício pelo CREA-SP, considerando os profissionais e instituições abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA e que se destacaram no ano corrente. As indicações, de acordo com a organização, são feitas e circunstanciadas por câmaras especializadas, passando por votação da Comissão de Mérito e Sessão Plenária constituída por mais de 250 Conselheiros de todo o Estado.
Também em entrevista, o Vice-reitor de Ensino e Pesquisa da FEI, Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres, que também é Coordenador da Câmara especializada em Engenharia Química e Conselheiro do CREA-SP, relembrou que esta não é a primeira vez que a Instituição é homenageada pelo Conselho. “Como docente da FEI e Coordenador da Câmara de Engenharia Química do CREA-SP, é um motivo de muita alegria e orgulho participar desta Sessão Plenária na qual a nossa Instituição foi premiada com a Menção Honrosa do Conselho”, explicou.