Diversidade e inclusão racial foram as pautas destacadas no evento promovido nos Campi da FEI em São Paulo e em São Bernardo do Campo neste mês de novembro. Com o título “Conversando sobre Diversidade e Inclusão Racial”, o diálogo promovido para alunos, professores e colaboradores da FEI abordou uma mesa de discussão sobre o papel das instituições de ensino, bem como os compromissos sociais e profissionais de formação, para a propagação da diversidade racial. Os encontros aconteceram nos Campi da FEI, nos dias 5 e 12 de novembro, sob organização e iniciativa do Departamento de Recursos Humanos, CIPA e do Coletivo Irmãos Rebouças – iniciativa estudantil da FEI.
Para a condução dos diálogos, o evento trouxe como destaque as participações dos palestrantes: Prof. Pedro Jaime, Doutor em Antropologia Social (USP) e professor do PPGA da FEI; e Thalisson Bomfim SJ, Jesuíta graduado em história com especialidade em juventude no mundo contemporâneo. Para a mediação da mesa, o Prof. Baltus Bonse, Doutor em Ciências e Engenharia de Materiais e docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FEI, conduziu as rodadas de perguntas e respostas com os participantes no Campus de São Bernardo do Campo. “Este evento é um chamado para que todos nós possamos refletir sobre o papel que desempenhamos e as ações em prol de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, afirmou o professor Baltus em uma das falas.
O evento também foi realizado no Campus da FEI em São Paulo. Este segundo encontro contou, ainda, com a participação do aluno Jader Moreira da Silveira, que é estudante do curso de Engenharia de Produção, representante discente no CEPEX, atuando na engenharia de desenvolvimento no automobilismo, e Membro do Coletivo Irmãos Rebouças. Na ocasião, o aluno foi responsável pela mediação da mesa em São Paulo.
O encontro promovido nos Campi da FEI também trouxe espaço para diálogos e reflexões sobre os papéis sociais das empresas e das instituições de ensino, políticas públicas e exemplos de ações que já estão sendo feitas. Em sua apresentação, Thalisson Bomfim SJ falou sobre as mensagens transmitidas sobre diversidade no Plano Apostólico da Companhia de Jesus e destacou exemplos de ações que já estão sendo implantadas por instituições jesuítas no País, citando o Colégio Antônio Vieira (BA), o Colégio Santo Inácio (RJ), Colégio São Luís (SP), Colégio Diocesano, o Colégio São Francisco Xavier (Sanfra – SP), a Unisinos e a Unicap.
Representando a Companhia de Jesus e também a Presidência da FEI, o assistente religioso da Instituição, Pe. Cleiton Nery de Santana SJ, destacou a importância do evento para a comunidade e que esta realização marca, também a história da Instituição. “Esse evento que é de suma importância porque promove discussões e ações de combate ao racismo e a desigualdade social. É bem verdade que nesse dia de hoje nós estamos fazendo história, pois dar espaço e voz, é marcar também um momento para a FEI de dar voz e visibilidade àqueles que, muitas vezes, foram calados e inviabilizados. É importante que possamos abrir todo o nosso ser para que a gente se perceba como pessoa e nas relações com o outro”, apontou em reflexão para a comunidade.
Também convidado e presente no evento, representando a Reitoria, o Vice-reitor de Ensino e Pesquisa da FEI, Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres, falou sobre a necessidade da continuidade destes diálogos, para que não limitem apenas à encontros datados. “Os nossos esforços devem ser constantes e as instituições de ensino, incluindo a nossa, devem sempre trabalhar com políticas internas e iniciativas como a de hoje, que promovam a inclusão racial. A inclusão racial na nossa Instituição é, sobretudo, uma demonstração de responsabilidade social. Além disso, é imperativo que aqui na FEI se combata, incondicionalmente, qualquer tipo de comportamento discriminatório. Reforço a todos os envolvidos pelo esforço na realização desta iniciativa”, afirmou.