“Energia e Sustentabilidade para a Vida” foi o tema em pauta no Congresso FEI de Inovação - Megatendências 2050, realizado entre os dias 22 e 23 de outubro. Reunindo representantes do poder público, privado, ONGs e instituições de ensino, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), trouxe à sua comunidade uma agenda repleta de atividades, palestras e mesas de debates sobre as principais problemáticas enfrentadas atualmente, ligadas a emergências climáticas, fontes de energia alternativas, bem como ações ligadas à sustentabilidade e ao futuro da sociedade.
A ampla programação dos dois dias de evento, promovido no Campus de São Bernardo do Campo, foi acompanhada de perto pelos estudantes da FEI, professores, colaboradores e convidados de todos os setores, sendo patrocinada pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
Chegando em sua 5ª edição, historicamente, o Congresso FEI de Inovação Megatendências 2050 traz como proposta engajar docentes, alunos e a administração a participarem de debates e reflexões sobre as grandes questões do futuro, a fim de desenvolverem a sensibilidade e visão de como poderá ser este amanhã no qual estão inseridos, instigando à busca por soluções que impactam o desenvolvimento da humanidade, preparando-os para serem melhores protagonistas destas soluções.
Entre os convidados, nesta edição participaram nomes como: Daniel Montagnoli Robles, Conselheiro Federal do CONFEA; a Engenheira Lígia Marta Mackey, Presidente do CREA-SP; André Clarck, Vice-Presidente da Siemens; Luiz Carlos pereira da Silva, Diretor do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn); Marcos Kassab, Assessor Técnico da Diretoria de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo; Renata Kobal, Gerente de Tecnologia e Processos da BASF; Taís de Lima Carneiro, Química Especialista da área de Pesquisa e Desenvolvimento de Tintas da BASF; Mark Lutes, Consultor Sênior de Política Climática Global da WWF Internacional; Karina Juli, Analista Técnica Regulatória da ABiogás; Ingo Plöger, membro do Conselho de Curadores da FEI; Ricardo Magnani Andrade, Diretor Técnico do Parque Tecnológico de Santo André, Daniel Santos, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Ford; Gilberto Peralta, CEO da Airbus Brasil, Claudio Salvático, Gestor de produtos e Qualidade da Sabó Industria e Comércio de Autopeças; entre outros.
Conectando a este protagonismo, em discurso durante o evento, o Presidente da FEI, Pe. Theodoro Peters, S.J., mencionou os resultados das recentes avaliações institucionais dos cursos da FEI, que conquistaram nota máxima no MEC (Ministério da Educação), o que simboliza o envolvimento da comunidade. “Expresso minha alegria e gratidão pela participação de toda a comunidade e pelos bons resultados. Nós passamos por uma avaliação recente e importante dos nossos cursos pelo MEC, do qual foram reconhecidos com as melhores notas, o que simboliza que a nossa comunidade está viva e buscando qualidade. Quem tiver a oportunidade, verá que a nossa instituição, que tem história, está também assinando a história, com diferentes ações à frente de outras universidades grandes e importantes. Desejo a todos sucesso nas decisões, na seleção dos projetos pessoais, sociais e de futuro”, ressaltou o Presidente da FEI.
Em entrevista, o Reitor da FEI, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, falou sobre a proposta do evento e como este se conecta à formação integral dos alunos. “Nós fizemos uma mudança na estrutura deste congresso para que pudéssemos ter atividades espalhadas pelo Campus e também trabalhando dentro deste conceito de inovação - que nós chamamos de hélice tripla - trazendo empresários, representantes da indústria, academia e a área governamental. Acredito muito fortemente na chamada hélice tripla para que possamos, junto com esses três grupos de apoio, contribuir para inovações. Isso é algo que está diretamente ligado ao DNA da FEI”.
Dentre os temas discutidos no Congresso FEI de Inovação, entraram em pauta a eficiência energética e seus impactos nos processos industriais, inovações para a resiliência climática, inovações em energias renováveis, transição energética, entre outros. A convidada Enga. Lígia Marta Mackey, Presidente do CREA-SP, foi uma das convidadas que participou da sessão solene de abertura e destacou o papel dos profissionais da engenharia no desenvolvimento da eficiência energética. “Nós temos hoje a inteligência artificial, carbono zero, hidrogênio verde e fontes de energias renováveis que são alguns dos exemplos dos vários caminhos que podemos utilizar. São muitos os meios disponíveis para resolvermos esses problemas de energia. Porém, precisamos realmente nos aprofundar, trabalhar em conjunto com as indústrias, academia e poder público para que tenhamos forças conjuntas para resolvê-los”, afirmou.
Além das ações e alternativas já apontadas pelo poder público e privado, o Congresso FEI de Inovação também trouxe ao seu público destaque para soluções e inspirações às ações direcionadas às populações em vulnerabilidade social. Exemplo disso foi a participação de representantes da ONG “Litro de Luz”, que atua no desenvolvimento de soluções baseadas na utilização de luz solar para geração de energia para comunidades de baixa renda do país, além de povos indígenas da Amazônia.
Em entrevista, o presidente da organização Litro de Luz, Rodrigo Eidy, destacou sua visão sobre introduzir temas ligados a ações sociais em diálogos com os estudantes universitários. “Precisamos de pessoas que pensem de forma inovativa. A juventude e os estudantes são essenciais nisso, especialmente para trazermos novas ideias que, hoje, as pessoas mais velhas e estabelecidas no mercado, às vezes, não têm. É fundamental mostrarmos essas iniciativas a fim de que, em conjunto, possamos criar um futuro melhor. É nesse sentido que a Litro de Luz também trabalha, para trazer inspiração e engajamento a esses jovens”, explicou.
As iniciativas serviram de exemplo para estudantes como a Rafaela Rios, que é aluna do curso de Engenharia de Automação e Controle da FEI e que, além de acompanhar as palestras, também atuou como voluntária no evento. “O Congresso FEI de Inovação nos trouxe a oportunidade de termos uma aproximação maior com esses temas, grandes tendências e também com as pessoas que já estão diretamente envolvidas com essas pautas. Isso nos ajuda muito no nosso desenvolvimento e, principalmente, a adquirir novas experiências que vão além da sala de aula. Nos mostrou como podemos inserir o nosso conhecimento nesses temas e como podemos contribuir para o desenvolvimento de novas soluções e projetos”, afirmou.
No discurso de encerramento oficial do Congresso, realizado na noite da última quarta-feira, 23 de outubro, o Presidente da FEI ainda destacou a ligação das discussões ligadas à energia e sustentabilidade com as aspirações humanas e espirituais. “Evidentemente, nós estamos terminando um Congresso importante e vimos a necessidade de uma grande reconciliação da humanidade em si e com a natureza. Na abertura, eu havia mencionado sobre a necessidade de uma energia espiritual e uma capacidade de desenvolvermos uma sustentabilidade que nos desse muita segurança humana e espiritual. Então, ao encerrar, destaco uma oração que o Papa Francisco fez, falando sobre o equilíbrio sustentável da reconciliação nas relações entre Deus, as pessoas entre si e com toda a criação”, ressaltou Pe. Theodoro Peters, S.J.
Oração escrita por Papa Francisco e mencionada pelo Presidente da FEI, em discurso no Congresso FEI de Inovação Megatendências 2050:
“Deus Onipotente,
que estais presente em todo o universo
e na mais pequenina das vossas criaturas,
Vós que envolveis com a vossa ternura
tudo o que existe,
derramai em nós a força do vosso amor
para cuidarmos da vida e da beleza.
Inundai-nos de paz,
para que vivamos como irmãos e irmãs
sem prejudicar ninguém.
Ó Deus dos pobres,
ajudai-nos a resgatar
os abandonados e esquecidos desta terra
que valem tanto aos vossos olhos.
Curai a nossa vida,
para que protejamos o mundo
e não o depredemos,
para que semeemos beleza
e não poluição nem destruição.
Tocai os corações
daqueles que buscam apenas benefícios
à custa dos pobres e da terra.
Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa,
a contemplar com encanto,
a reconhecer que estamos profundamente unidos
com todas as criaturas
no nosso caminho para a vossa luz infinita.
Obrigado porque estais conosco todos os dias.
Sustentai-nos, por favor, na nossa luta
pela justiça, o amor e a paz.”