Engenharia de Robôs: Curso da FEI é Reconhecido pelo MEC com Conceito 5

05/09/2024

Única no País, graduação de Engenharia de Robôs da FEI obteve conceito máximo no Reconhecimento de Curso pelo MEC

O curso de Engenharia de Robôs da FEI, criado em 2019, formou sua primeira turma no final de 2023 e, cumprindo as etapas processuais do Ministério da Educação (MEC), foi submetido à avaliação para reconhecimento definitivo, a partir de uma análise criteriosa realizada por representantes do MEC durante o mês de agosto. Em uma escala de conceitos que vai de um a cinco, a FEI obteve conceito máximo: cinco.

Dentre as diversas dimensões da avaliação que compõem a nota final, destacam-se: organização didático-pedagógica; corpo docente; infraestrutura do campus, tais como: laboratórios, salas de estudo, salas de aula, biblioteca, áreas de vivência; grade curricular; equipe técnica-administrativa; projetos estudantis e parcerias com o mercado de trabalho.

Apesar de a graduação em Engenharia de Robôs ter sido criada em 2019, a FEI já tem décadas de experiência e excelência em desenvolvimento de pesquisa nas áreas de robótica autônoma e inteligência artificial. Um exemplo prático é o projeto ROBOFEI, do qual fazem parte alunos de graduação, mestrado e doutorado, e que desde 2003 se destaca em competições mundiais com os robôs autônomos desenvolvidos dentro da Instituição. Em 2022, a equipe ROBOFEI foi campeã mundial na Tailândia, na categoria de Robô de Serviço (RoboCup @Home). Anualmente a FEI também é sede da OBR: Olimpíada Brasileira de Robótica, que incentiva estudantes do ensino médio à prática da construção e desenvolvimento de robôs inteligentes.

Sempre à frente de seu tempo, a FEI tem orgulho de formar Engenheiros de Robôs, ser o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina e, coroando essa caminhada, ter o primeiro curso de Engenharia de Robôs do País reconhecido pelo MEC.