Nos dias 19, 20 e 26 de junho, foi realizado o INOVAFEI, evento promovido pela FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), no Campus SBC, que reconhece e premia os Trabalhos de Conclusão de Curso dos cursos de graduação da instituição, incluindo Administração, Ciência da Computação e Engenharias (Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Civil e Engenharia de Robôs – a primeira e única o Brasil).
O evento aconteceu em três etapas: no dia 19 de junho, ocorreu a exposição dos trabalhos de todos os cursos da FEI, exceto os de Engenharia Mecânica. No dia 20 de junho, ocorreu especificamente a exposição dos trabalhos do curso da Engenharia Mecânica. Logo na sequência, no dia 26 de junho, o INOVAFEI encerrou seu calendário com a Cerimônia de Premiação, que reconheceu os melhores projetos apresentados de cada curso, além da Categoria Inovação, que evidenciou os 5 projetos mais inovadores do 1º semestre de 2024. Conheça quais são:
No lugar mais alto do pódio do curso de Administração, o trabalho vencedor foi o intitulado como “ATIVA CLIENTES”. O segundo e terceiro lugares ficaram com o curso de Ciência da Computação, sendo eles, respectivamente, “APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL PARA AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUESTÕES DISSERTATIVAS” e “REALIZAÇÃO DE PREVISÕES DE ROUBO E FURTO NA REGIÃO DE SÃO PAULO UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ESTATÍSTICA”. Em quarto lugar, do curso de Administração, o trabalho premiado foi “GERAÇÃO Z, NOMOFOBIA E O VÍCIO NO USO DE SMARTPHONES” e em quinto lugar, do curso de Engenharia de Materiais, o trabalho intitulado como “PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPONENTES EM PEEK PRODUZIDOS ATRAVÉS DE MANUFATURA ADITIVA: Uma Investigação Pré e Pós-Recozimento”.
Conheça mais desses e os outros projetos participantes desta ocasião, clicando aqui.
Parceria da FEI com a Ford Brasil
Novidade para o evento, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da FEI, a Ford Brasil trouxe a exposição do novo modelo Mustang GT 2024, um dos carros esportivos mais desejados no mundo, que traz consigo a evolução de design e tecnologia automotiva, que acrescenta elementos inovadores e a exclusividade da marca. De acordo com informações oficiais divulgadas pela montadora, o novo Mustang GT 2024 também apresenta um motor Coyote V8.50L, em sua quarta geração, sendo capaz de produzir 488 cv de potência de 564 Nm de torque. A exibição do modelo ocorreu durante a realização do INOVAFEI, em 20 de junho, junto da exposição dos trabalhos de Engenharia Mecânica.
Histórico de Inovação
Na última edição do INOVAFEI, realizada em dezembro de 2023 (fechamento do semestre), o projeto vencedor do 1º lugar da categoria de inovação foi do curso de Engenharia Civil. Para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, os alunos desenvolveram uma solução para o sistema de segurança do Aeroporto de Congonhas. O estudo avaliou a implantação do EMAS (Engineered Material Arresting System) para diminuir os riscos de acidentes.
Para chegar ao resultado do projeto “Implantação do EMAS no Aeroporto de Congonhas: uma abordagem de risco aeronáutico”, os seis alunos usaram o sofware R Sara para fazer análises quantitativas. “Na Engenharia Civil temos a parte de análise qualitativa, mas não temos a parte de análise quantitativa do risco, e foi isso que abordamos em nosso trabalho”, explica Luiz Eduardo Pereira de Souza, um dos estudantes integrantes do grupo.
“Eu realmente não esperava, mas este prêmio é muito importante tanto para nossa carreira profissional quanto educacional, porque nos empenhamos muito”, destaca Luiz. Além dele, também fizeram parte do grupo vencedor os alunos Adenis Rocha Sousa, Bianca Tyemi Oshiro, Leonardo Granado Rodrigues, Matheus Berbet Sanches e Pedro Gonçalves Carletti.
Em histórico, o sistema EMAS começou a ser implantado na cabeceira da pista 17R do Aeroporto de Congonhas em 2021 e terminou em 2022. A obra foi feita por meio do Ministério da Infraestrutura e da Infraero e consiste na instalação de blocos de material especial que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite da pista, fazendo o avião desacelerar. A tecnologia é comum em aeroportos dos Estados Unidos e da Europa, mas é a primeira vez que é utilizada na América Latina.