Aluna da FEI recebe Prêmio do Conselho Regional de Química

28/05/2024

Além da estudante, a Profa. Dra. Andreia de Araújo Morandim Giannetti, orientadora da pesquisa e docente do curso de Engenharia Química da FEI, também foi contemplada com a premiação e reconhecimento

Na última terça-feira (21), o Plenário do Conselho Regional de Química sancionou a avaliação da comissão julgadora e definiu os trabalhos e as pesquisas vencedoras do Prêmio CRQ-IV/SP 2024, prêmio que tem como objetivo estimular a pesquisa entre os estudantes de química do Estado de São Paulo. Indicada na categoria “Engenharia da Área Química”, a aluna Mariana Pontes Vieira, do 9º ciclo de Engenharia Química da FEI, foi contemplada com o reconhecimento, após apresentar a pesquisa “Biossenssores enzimáticos e aplicação na quantificação de compostos fenólicos em fluídos corporais sintéticos”, sob orientação da Profa. Dra. Andreia de Araújo Morandim Giannetti, docente do curso de Engenharia Química da FEI.

Oficialmente criado em 1970, o Prêmio CRQ-IV/SP contempla três modalidades, sendo elas: Química de Nível Médio, Química de Nível Superior e Engenharias da Área Química, esta última da qual a aluna da FEI foi campeã. A cerimônia de premiação, promovida pelo Conselho, será no dia 21 de junho na Assembleia Legislativa de São Paulo, local onde o CRQ-IV/SP realizará a cerimônia em comemoração ao Dia do Profissional da Química (18/06).

“Essa premiação é de grande valor, pois o CRQ é um órgão muito importante dentro da área química e correlatas. “O prêmio concedido a mim diz respeito a modalidade Engenharia da Área Química, sendo o único neste quesito. Outros dois trabalhos foram premiados em áreas diferentes. Com certeza é uma validação de que o trabalho que realizamos apresenta grande destaque e, também, um reconhecimento de todo trabalho envolvido ao longo do ano, meu e da minha orientadora Andreia, que foi de extrema importância”, declarou a aluna Mariana, em depoimento.

Ainda de acordo com a estudante, a pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Iniciação Científica da FEI, sob apoio da FAPESP visa trazer benefícios no tratamento e diagnósticos de doenças no sistema adrenal, renal, cardiovascular, nervoso central, entre outros. “O objetivo do projeto era a construção de um biossensor enzimático que fosse capaz de quantificar epinefrina e dopamina, substâncias presentes nos fluidos corporais. Tal quantificação poderá auxiliar no diagnóstico de doenças que envolvem modificações nas concentrações destas substâncias”, explicou.

Além da premiação dedicada à estudante, a Profa. Dra. Andreia de Araújo Morandim Giannetti também foi reconhecida pela orientação da aluna na condução da pesquisa. “Acredito que essa premiação mostra a importância do desenvolvimento de trabalhos de pesquisa na FEI e mostra a excelência dos projetos realizados na Instituição. Assim, o reconhecimento pelo CRQ da qualidade e importância do trabalho desenvolvido pela aluna Mariana só reforça o que foi destacado. Acredito que quando se realiza algo com amor e dedicação o reconhecimento só mostra que estamos no caminho certo e nos estimula a seguir em frente”, afirmou a professora da FEI.