Estudantes do Colégio São Luís participam de dinâmicas e atividades exclusivas no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo

08/04/2024

Estudantes e professores do Ensino Médio conheceram de perto a rotina universitária, em programação realizada na última quinta-feira (4)

Um dia de muito aprendizado, diálogo e visão para novas possibilidades. Na última quinta-feira (4), a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) recebeu a visita de estudantes do Colégio São Luís, obra irmã da FEI na Companhia de Jesus. A visita ocorreu no período das 9h às 16h no Campus da instituição, em São Bernardo do Campo e, na ocasião, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio puderam conhecer os laboratórios, projetos acadêmicos, infraestrutura e toda a rotina universitária.

Os estudantes do Colégio foram recebidos pelo Reitor da FEI, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, que conduziu um diálogo sobre as oportunidades de carreira e a importância na formação profissional com propósito para o futuro. Após a recepção do Reitor, os estudantes seguiram para uma programação conduzida pela equipe do Departamento de Marketing e Comunicação, para visita aos laboratórios e projetos acadêmicos da FEI.

Na agenda, os estudantes puderam conhecer de perto as equipes de competição Fórmula FEI e FEI Baja; a equipe RoboFEI e suas categorias de robôs humanoides, SSL, @Home e @Work; bem como os laboratórios de motores, Micro e Nanoeletrônica e motores elétricos. Finalizando a programação, os estudantes participaram, ainda, de uma atividade dinâmica sobre ondas eletromagnéticas – todas as visitas e atividades foram conduzidas por professores e alunos da FEI.

“Adorei conhecer o laboratório de nanotecnologia, é uma área que eu não conhecia e que me chamou muita atenção para cursar no futuro. Tudo que vimos aqui na FEI, me mostrou uma profundidade muito além do que eu imaginava das profissões e das oportunidades de carreira. Essa parceria da FEI com o São Luís é fundamental para nós, pois abriu um leque de opções que eu jamais imaginava que poderia ter. Me senti muito acolhida e realmente fiquei apaixonada pela FEI”, ressaltou Isabella Monteiro, estudante do 3º ano do ensino médio.

Em entrevista, a professora Denise Curi, Coordenadora de Área de Ciências da Natureza do Colégio São Luís destacou a importância da parceria da FEI com o Colégio, principalmente da partilha da mesma visão educacional, baseada nos princípios inacianos. “É uma parceria extremamente importante, pois traz a oportunidade de os alunos começarem a enxergar caminhos para as profissões e suas realidades, vendo na prática tudo aquilo que nós ensinamos e falamos dentro da sala de aula. É uma oportunidade gigante que eles podem e devem aproveitar, verem que existe uma instituição como a FEI, de grande porte, renomada no País e jesuíta, ou seja, que compartilha os mesmos valores que nós, para a formação integral de homens e mulheres para servirem e transformarem o mundo. Essa é uma das nossas principais motivações de trazermos os nossos alunos para a FEI”, afirmou.

A professora Milene Galeti, do curso de Engenharia Elétrica da FEI, foi uma das docentes que conduziu as atividades voltadas para motores elétricos. No término da dinâmica com os estudantes, a professora falou sobre o vínculo já iniciado com Colégio. “Essas visitas auxiliam na escolha deles. Conhecendo de perto tudo o que nós fazemos é uma forma de já estabelecermos um vínculo sobre tudo aquilo que temos a oferecer. Independente do curso que eles optem por ingressar, é uma forma de eles já conhecerem o ambiente universitário”, explicou.

O estudante Bruno José Frangipani, também do 3º ano do Ensino Médio, reafirmou a positividade da experiência com a FEI. “Gostei muito de visitar os laboratórios da Engenharia Mecânica, conhecer os protótipos dos carros e toda a parte de ferramentaria. Achei fantástico e fiquei muito empolgado. Deu vontade de estar aqui e de fazer parte desse universo. Nós, que ainda estamos no colégio, não temos muito essa noção de como é uma faculdade. Então, é uma experiência muito agregadora, com toda certeza”, contou.