Notícias Fei

Os caminhos da missão

Os caminhos da missão


  04/08/2020

Nossa oração de gratidão aos dons de Deus concedidos à humanidade pelos seus mediadores inspirados, que permanecem vivos em nossas memórias e referenciais.

O dia 31 de julho coincide com a celebração da festa de entrada no céu de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, do Pe. Roberto Sabóia de Medeiros, fundador da FEI e da ESAN, e neste mesmo mês, no dia 16, do Pe. Aldemar Moreira, consolidador da FEI. Três pessoas que em momentos distintos dedicaram todas as suas energias ao seguimento de Jesus, na Companhia de Jesus.

Inácio universitário reuniu um grupo de companheiros, amigos no Senhor, fundadores da ordem religiosa a serviço das missões do Santo Padre. Sabóia, em São Paulo, levou adiante a bandeira da busca da maior glória de Deus através da ação social e da formação de engenheiros e administradores de alta qualidade humana, técnica e profissional. Moreira, com denodo, discernimento sagaz, consolidou a obra de Sabóia em São Paulo e São Bernardo do Campo.

Nossa oração agradece os dons de Deus concedidos à humanidade pelos seus mediadores inspirados, que permanecem vivos em nossas memórias e referenciais. Como eles levaram adiante as obras começadas, nós buscamos, na escuta atenta da Palavra de Deus, qualificar nossas atitudes e ações no serviço à juventude que nos procura nas etapas da própria formação. Não estamos sós, em caminhos diversos, por estradas específicas já palmilhadas por pessoas santas, buscamos encontrar os traços das pegadas de Jesus, para segui-lo, acompanhá-lo aonde nos quer conduzir.

Inácio nos induz a descobrir e a irradiar o esplendor de Deus, a buscá-lo insistentemente na oração, a receber as graças que deseja conceder e a testemunhar, diante de todos, a amizade com Deus, oferecendo a todos o convite a partilharem da mesma graça. Inácio, amigo de Deus, estimula todos a se tornarem amigos, confidentes, mediadores junto ao Senhor e à humanidade.

O Santo, insistia nos colóquios para encerramento da oração, a falar com Deus como um amigo fala com seu amigo, como uma pessoa se dirige a quem sabe que lhe quer muito bem. Inácio, discípulo de Moisés, Aarão, Samuel inspirando-nos nesta prece de Israel. Assumida por todos nós como nossa.

Inácio falava em ordenar as próprias afeições para descobrir a vontade de Deus a meu respeito, a respeito do próximo e da humanidade. Ao descobrir as graças recebidas, com segurança sugeria que as pessoas também desejassem descobri-las, sugerindo que no início da oração pedissem que Deus lhes concedesse a graça de um conhecimento íntimo, espiritual de Jesus, para mais o amar, acompanhar, servir.

Moisés, os salmistas poetas em suas preces e Mateus abriram para nós perspectivas, transmitiram experiências e escutas, incentivaram a todos nós a prosseguirmos em nossas trajetórias espirituais para que nossas luzes iluminem e nossos testemunhos incentivem a toda a humanidade a dizer sim a Deus com talento, engenho e arte.

Pe. Theodoro Peters, S.J.
Presidente da FEI