Pesquisa desenvolvida por alunos de Mestrado em Engenharia Elétrica da FEI foi considerada referência internacional

05/03/2024

Revista internacional ‘Breastfeeding Medicine’ falou sobre estudos para minimizar a dor de recém-nascidos, destacando trabalho desenvolvido por pesquisadores na instituição

Um estudo inovador, que provoca um grande encontro entre as expertises da engenharia, da computação e da medicina. Em 2023, em colaboração com pesquisadores da UNIFESP, os estudantes de Mestrado em Engenharia Elétrica da FEI, Lucas Carlini, Gabriel Coutrin e Leonardo Ferreira, desenvolveram estudos sobre o tema “Humano versus Máquina para Avaliação Neonatal”, que aprofundaram as possibilidades de uso de Inteligência Artificial na medicina. No mês de janeiro deste ano, o artigo foi publicado na prestigiada revista internacional Artificial Intelligence in Medicine. Mas uma nova conquista surpreendeu o grupo de pesquisadores da FEI e da UNIFESP envolvidos na pesquisa. No último dia 16 de fevereiro, esse mesmo estudo ganhou nova repercussão ao ser citado pelo médico e cientista Arthur Eidelman na Breastfeeding Medicine, uma das revistas científicas de maior impacto internacional na área da Pediatria.

Na publicação editorial, Arthur Eidelman fala sobre estudos e métodos que já estão sendo aplicados ou em desenvolvimento para minimizar a dor neonatal. Dos mais eficazes, o autor destaca a importância da amamentação, do leite materno, e de outras medidas não farmacológicas de avaliação da dor, como é o caso da pesquisa desenvolvida pelos alunos da FEI, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Eduardo Thomaz, Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica da instituição.

Na revista, o médico e autor destaca: “Todas estas pontuações têm um certo grau de subjetividade do observador e, portanto, são propensas a uma medida de parcialidade, concluindo que o que é necessário é uma ferramenta “objetiva” mais absoluta. Assim, um artigo muito intrigante foi publicado recentemente por Carlini et al., por meio de um estudo preliminar sobre a utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) para desenvolver uma medida mais objetiva de pontuação da dor com uma ferramenta automática de avaliação – claramente outra medida do futuro à medida que fundimos a IA com nossas observações clínicas padrão”, citou.

Um campo que precisa ainda de mais aprofundamento, que pode gerar novas oportunidades e descobertas científicas. Na pesquisa, os estudantes formados pela FEI explicam que as pesquisas desenvolvidas neste trabalho “evidenciam que a Inteligência Artificial se mostra cada vez mais adequada para melhor compreender a tomada de decisão para possíveis tratamentos aos recém-nascidos, por meio de modelos computacionais”. Especificamente, os resultados gerados pelos alunos da FEI, revelaram um método alternativo e não invasivo, como os atuais, para avaliação da dor neonatal, utilizando o processamento de imagens para analisar as expressões faciais dos recém-nascidos, facilitando, desta forma, a análise clínica e facilitando o diagnóstico para tratamento.

O estudo, citado pela revista internacional, está disponível atualmente para acesso na Artificial Intelligence in Medicine, por meio deste link, e pela Breastfeeding Medicine, neste link.