Notícias Fei

‘Saúde Mental’ foi tema de destaque no Cine Debate promovido na FEI

‘Saúde Mental’ foi tema de destaque no Cine Debate promovido na FEI


  09/02/2024

Em conexão com o janeiro branco, evento foi organizado pela parceria entre CIPA, RH e NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante

O tema “Saúde Mental” entrou em pauta na tarde da última terça-feira (6), no evento Cine Debate, promovido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da FEI), NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante) e pelo Departamento de Recursos Humanos. Em conexão com o janeiro branco, as três áreas promoveram uma ação com a exibição do filme “Divertidamente”, da Disney Pixar, que trata de maneira lúdica sobre as emoções vividas no cotidiano. O encontro, organizado no Campus FEI São Bernardo, reuniu mais de 40 professores e colaboradores de todas as áreas da FEI.

“Quando falamos sobre saúde mental, não nos limitamos à doença. Estamos falando de um bem-estar integral, de todas as áreas de vida de um sujeito.  O que conversa muito com os princípios e valores da FEI, tendo em vista de que somos uma instituição jesuíta e que pensa na formação do ser humano em caráter integral. Então, ao tratarmos deste tema, estamos trazendo a atenção para o cuidado na formação e na integração de todas as áreas de vida das pessoas. Acredito que essa é uma forma de fazermos com que a nossa comunidade se sinta mais ouvida, pertencida e acolhida pela instituição”, explicou Carolina Milano Martin, psicóloga e Coordenadora do NAE.

Após a exibição do filme, o tema “Saúde Mental” foi debatido entre os presentes, com mediação realizada pelos departamentos organizadores da ação. O encontro contou, ainda, com a presença do Vice-reitor de Ensino e Pesquisa da FEI, Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres, e do Presidente da instituição, Pe. Theodoro Peters.

Em entrevista, Edson Gomes Jardim, do Departamento de Recursos Humanos, também falou sobre a escolha do filme para pautar o tema: “é uma animação antiga, premiada, que aborda de maneira geral, simples e lúdica as questões emocionais que passamos ao longo da vida. Todo mundo sente essas emoções que o filme traz e já precisou lidar com elas. Acreditamos que com isso as pessoas possam se identificar para auxiliar nessas reflexões com mais profundidade”, afirmou.

Ainda de acordo com o especialista, a proposta é que novas ações possam ser promovidas ao longo dos próximos meses. “Nós temos acompanhado já há algum tempo a necessidade de trazermos um diálogo sobre a saúde mental, em função de demandas dos nossos alunos, funcionários e também do corpo docente. Temos um olhar muito atento para a nossa comunidade, pensando em como podemos cuidar do bem-estar e do relacionamento das pessoas no nosso ambiente universitário. O calendário colorido já é institucionalizado pelo País e nossa ideia é que a cada mês possamos propor uma reflexão e conscientização sobre algum tema ligado à saúde, questões sociais ou de educação, por exemplo”.

Entre os participantes do Cine Debate, Alexander de Jesus, Auxiliar de Biblioteca da FEI, destacou em depoimento a importância e impacto destas atividades com a comunidade. “Investir em programas de apoio psicológico e trazer isso para o nosso ambiente de trabalho, nos ajudar na produtividade, no equilíbrio emocional, a reduzir o cansaço físico e mental, além de melhorar o clima no nosso ambiente. Priorizar a saúde mental também é um sinal de responsabilidade social e de valorização do humano, da parte humana dos funcionários e acredito que isso faz com que a gente consiga atingir mais resultados”, explicou.

Cultura de “In-volvimento”

 A realização do Cine Debate faz parte de mais uma das ações de cultura organizacional com o movimento “In-Volver”, que promove a integração e partilha entre a comunidade FEIana, por meio de agendas, projetos e atividades internas que ajudam a fortalecer a missão e identidade inaciana da FEI. Com ações iniciadas há pouco mais de um ano, em sua construção e conceito, “in-volver” traz o significado de viver a missão de dentro para fora, valorizando as pessoas em primeiro lugar e o entendimento cultural de que qualquer trabalho realizado, por mais individual que possa parecer, será em equipe, sempre em prol de um bem comum e social.