Empresa Júnior da FEI cria projeto de apoio a pequenos negócios

03/08/2020

Projeto FEI Júnior SP Apoia, destinado a micro e pequenas empresas do bairro da Liberdade, prestou consultoria para 20 empreendedores que estavam passando por desafios em diversas áreas.

Diante das consequências provocadas pelo vírus Covid-19, muitos empresários tiveram que fechar as suas empresas ou mudar completamente seus modelos de negócio. Momentos tão desafiadores assim exigem, inclusive, do setor público uma atuação rápida para que os prejuízos sejam estancados o mais breve possível e evitem uma “quebradeira generalizada”. E é neste desafiador período que são vitais políticas públicas, que precisam ser desenhadas estrategicamente junto às Instituições de Ensino, e que podem colaborar (e muito) para enfrentar este momento.

Pensando nisso, a FEI Júnior SP, empresa júnior gerida por alunos de Administração do Centro Universitário FEI – Campus São Paulo, juntamente a com professores, criou o projeto FEI Júnior SP Apoia, que tem como objetivo auxiliar na gestão de micro e pequenos negócios da região da Liberdade, bairro da capital paulista.

A ação foi totalmente gratuita e prestou consultoria para 20 empreendedores que estavam passando por desafios em diversas áreas, com a necessidade de fecharem seus comércios ou implantarem um sistema de home office eficiente e seguro para todos os funcionários. “Eu senti que a FEI realmente entendeu o meu problema e apresentou soluções de marketing que fizeram a diferença nesse momento”, comenta Valdemar Martin, proprietário da Decos Café, que participou do programa.

Com o êxito do projeto, a ação está sendo expandida para atender a APUBRA (Associação Pizzarias Unidas Do Brasil), trazendo soluções e estratégias para que mais de 200 donos de pizzarias consigam manter seus lucros durante o isolamento social.

Para Gustavo Cardamoni, presidente da Associação, o apoio da FEI Júnior veio em boa hora. “A pandemia atingiu todo mundo de surpresa e muitos empresários sentem que estão sozinhos neste momento. Contar com a expertise de quem está envolvido diretamente com empreendedorismo faz toda a diferença para quem está tentando manter o seu negócio”, afirma.

‘’Acho muito importante podermos mostrar nosso potencial aplicando nosso conhecimento teórico na prática. Julgo que será um projeto em que ambos os lados terão aprendido muito ao final disso tudo’’, conta Álvaro Ferronato Slemer, aluno e coordenador do projeto FEI Júnior SP Apoia.

Edson Sadao Lizuka, orientador docente do projeto e coordenador do curso de Administração da FEI, considera que “a iniciativa dos alunos é inovadora e está contribuindo com o entorno da comunidade, estreitando o relacionamento dos micro e pequenos empresários com os professores e alunos da Instituição”.

Curso de excelência reconhecida

Em 2019, a graduação em Administração do Centro Universitário FEI obteve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, que avalia o aproveitamento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos aprendidos durante a sua formação. Apenas 4,5% instituições do País atingiram nível máximo na avaliação deste curso, provando a excelência da FEI nesta área. “Preparamos nossos alunos para empreender em um mundo que está em constante transformação. Por isso, é importante que eles estejam aptos a trazerem soluções inovadoras para qualquer tipo de problema que possa surgir”, conclui Edson Sadao .

Para conhecer mais sobre o projeto e a FEI Júnior, acesse feijuniorsp.com.br ou siga a página @feijuniorsp no Facebook.