Notícias Fei

Parceria entre FEI e BASF prepara alunos para desafios reais da Indústria Química

Parceria entre FEI e BASF prepara alunos para desafios reais da Indústria Química


  16/01/2024

Projeto trabalhado ao longo de 2023 foi liderado pelo Vice-reitor de Ensino e Pesquisa da FEI, Ricardo Belchior Torres

Em um mercado de trabalho competitivo, que demanda profissionais qualificados, é cada vez mais tênue a linha que separa o universo acadêmico do mundo corporativo.  Por isso, é fundamental que os estudantes tenham a oportunidade de exercitar os conhecimentos teóricos para oferecer soluções a problemas reais. E essa é uma realidade que os alunos do curso de Engenharia Química da FEI - Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros - já vivenciam por meio da parceria entre a Instituição e a BASF, líder Mundial na indústria química.

O histórico de parceria entre a FEI e a BASF iniciou ainda na década de 70, marcando a consolidação do primeiro curso de Engenharia da FEI, no caso a Engenharia Química, que foi criado no final da década de 50. De lá para cá, muitas iniciativas foram construídas em conjunto. Mas trazendo para a atualidade, mais precisamente até o final do ano de 2023, os alunos do curso de Engenharia Química tiveram a oportunidade recente de atuar em projetos voltados para as tendências da indústria atual, como eficiência energética, recursos naturais, desenvolvimento profissional, e análises de dados e negócios aplicando a expertise do Power BI.

A iniciativa - liderada na FEI pelo Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres, Vice-reitor de Ensino e Pesquisa e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, - ocorreu ao longo dos dois últimos semestres e possibilitou que os estudantes criassem dashboards interativos, além de relatórios visuais que facilitam a tomada de decisões baseada em dados, preparando-os para desafios reais do mercado.

“Como participante do projeto, pude ter contato com uma das maiores indústrias químicas do mundo e como engenheiro químico, isso muda o patamar da minha formação. Acredito que tenha sido importante para meu desenvolvimento profissional e para o meu aprendizado na área de engenharia de processos, a qual eu espero trabalhar quando formado”, ressalta Guilherme Escocard, estudante do curso de Engenharia Química da FEI e um dos participantes do projeto. No total, 12 estudantes da graduação contribuíram para o desenvolvimento dos estudos em parceria.

Outro caso de destaque foi o da aluna Mariana Garavatti, que ressaltou o enriquecimento que a iniciativa agregou para a sua ampliação de conhecimento teórico e prático. “Com essa oportunidade meu crescimento profissional se expandiu e, atualmente, fui contratada pela própria BASF, como estagiária de Engenharia de Processos. Tenho o maior orgulho de falar que foi com esse projeto em parceria com a FEI que abriu meus olhos para estar onde estou hoje e trilhar minha trajetória, que só está no início”, complementou.

Ao avaliar os resultados que a iniciativa trouxe em 2023, o Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres revelou seu otimismo em dar continuidade ao projeto e expandi-lo para que a parceria evolua nos próximos anos. “Estamos felizes com os resultados dos primeiros projetos e entusiasmados para continuarmos essa parceria com a BASF para os próximos anos. Essas experiências têm motivado os nossos estudantes e sido fundamentais para a formação integral dos nossos futuros Engenheiros Químicos”, explicou.

Confira a seguir os depoimentos completos dos alunos do curso de Engenharia Química da FEI, que participaram da iniciativa da FEI com a BASF:

“Meu nome é Guilherme Escocard e eu sou um dos membros do primeiro projeto fruto da parceria entre a FEI e a BASF. Como participante do projeto, pude ter contato com uma das maiores indústrias químicas do mundo e como engenheiro químico, isso muda o patamar da minha formação. Apliquei na prática os conhecimentos passados durante as aulas, vivenciei o cotidiano de um engenheiro químico e pude fazer uma boa rede de networking. Em relação ao trabalho desenvolvido, acredito que tenha sido importante para meu desenvolvimento profissional e para o meu aprendizado na área de engenharia de processos, a qual eu espero trabalhar quando formado. Deixo meus agradecimentos aos engenheiros da BASF por me receberem na equipe, meus colegas de projeto e principalmente ao responsável por essa iniciativa, Prof. Ricardo Belchior.” (Guilherme Theodoro Escocard de Souza).

“O trabalho realizado na BASF ao longo de 2023 foi essencial para entender o real funcionamento da engenharia química, muitas vezes nos prendendo muito no livro e acabamos nem aprendendo como as coisas funcionam na prática. O projeto foi essencial para entender que a vida real as vezes é mais simples que o que aprendemos na teoria, como as coisas precisam funcionar de maneira que todos no ambiente de trabalho entendam, logo, muitas vezes o mais genial é o mais simples, fazer acontecer é o que realmente te torna diferente, e foi isso que o projeto me ensinou, além de ter me dado mais confiança para entrar no mercado de trabalho. Sinto que já sei mais ou menos como as coisas funcionam no dia a dia é isso me dá mais segurança nas entrevistas. Novamente, gostaria de agradecer o senhor pela oportunidade, que com certeza mudou minha vida profissional para sempre!” (Isabela Monte Almeida)

“A parceria entre a FEI e a BASF neste projeto foi enriquecedora para a minha vida acadêmica e profissional, a teoria e a prática estão muito bem alinhadas nesse projeto, a faculdade te dá uma grande e excelente base teórica do mundo da engenharia química e a BASF o mundo da engenharia na prática, mostrando que a vida dos engenheiros são de muitos desafios, de muitos aprendizados e de grande importância. Foi no projeto que consegui colocar em prática muitas coisas somente comentadas na faculdade e visualizar a indústria que sempre foi citada pelos professores.” (Mariana Garavatti Simões Ramos).

"Minha participação no Projeto da BASF tem sido uma experiência incrivelmente enriquecedora e transformadora para o meu desenvolvimento profissional. Ao me envolver com a análise de KPIs através do Power BI, pude aprimorar minhas habilidades técnicas, especialmente na interpretação e visualização de dados complexos. O foco do projeto no banco de dados relacionado aos tempos de análises de amostras de tintas em laboratórios, número de ocorrências e tipos de correções de cada lote de tinta proporcionou uma compreensão profunda dos processos internos da empresa. Trabalhar com ferramentas avançadas como o Power BI permitiu-me criar dashboards interativos e relatórios visuais que facilitam a tomada de decisões baseada em dados. Esta experiência prática tem sido um diferencial na minha formação, preparando-me para os desafios do ambiente profissional. Além disso, a imersão no universo da BASF proporcionou-me uma compreensão mais ampla da importância da gestão eficiente do tempo de análise de amostras de tintas, o que pode permitir à empresa alcançar níveis mais elevados de eficiência operacional. Gostaria de expressar minha gratidão à BASF por oferecer esta oportunidade única. Este projeto não apenas contribuiu para o meu crescimento profissional, mas também solidificou meu interesse na área, mostrando-me a aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula. Espero que meu depoimento possa transmitir o valor e a relevância desta experiência. Estou confiante de que o investimento na formação prática dos estudantes trará benefícios duradouros para ambas as partes. Também agradeço sinceramente ao professor Belchior pela oportunidade.” (Giullia Minaguti Hachiya Pinto)