Notícias Fei

Alunos da FEI criam projetos para desafios reais apresentados por especialistas do Metrô de São Paulo

Alunos da FEI criam projetos para desafios reais apresentados por especialistas do Metrô de São Paulo


  21/12/2023

Soluções desenvolvidas pelos estudantes foram apresentadas durante o ‘FEI Metrô Day’, evento realizado em parceria entre a instituição e a empresa metroviária

Todos os dias, cerca de 3 milhões de usuários transitam pelo Metrô de São Paulo, um sistema que envolve muitos desafios em mobilidade. E para propor soluções, entre os dias 11 e 12 de dezembro a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) em parceria com o Metrô de São Paulo, promoveu mais uma edição do “FEI Metrô Day”, evento virtual que contou com apresentações dos projetos mais inovadores, desenvolvidos por alunos e professores da FEI, para atender aos principais desafios apontados pelos especialistas da equipe técnica do Metrô.

Entre os projetos apresentados no evento, destaca-se a proposta de bloqueio inteligente para evitar que usuários burlem as catracas destinadas aos cadeirantes, ciclistas e comerciantes, desenvolvido pelos alunos de Ciência da Computação.

O sistema criado pelos estudantes funciona por meio de um software que utiliza inteligência artificial para identificar se a catraca está sendo burlada ou sendo usada pelo público para a qual ela foi projetada, que são os cadeirantes, ciclistas e comerciantes. O sistema ainda está em desenvolvimento com a meta de conclusão em 2024. Outras soluções apresentadas foram: confiabilidade e disponibilidade em redes LTE/5G aplicadas na sinalização metroviária, simulação da dispersão do ar no interior do vagão, simulação da aerodinâmica de trens e microssimulação de demanda das estações Luz, Ana Rosa, Barra Funda e Vila Prudente.

Os projetos fazem parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos que foram orientados por seis professores da FEI no total, ao longo do segundo semestre de 2023. Vinte e dois problemas reais foram apresentados aos estudantes por 17 profissionais das equipes de engenharia, operação e manutenção do Metrô, e, a partir disso, os alunos iniciaram seus trabalhos com ideias para solucionar os desafios. “É uma honra apresentar esses projetos de mobilidade que podem contribuir para a melhoria do transporte em uma cidade como São Paulo”, ressalta Fernando Ribeiro, professor do curso de Engenharia Civil da FEI e coordenador de projetos participantes do FEI Metrô Day.

“Nossos alunos elaboram os projetos por meio de dois aspectos. Primeiro, o experimental, em que eles realizam um trabalho de campo para perceber quais os principais problemas das estações e que podem ser resolvidos usando alguma técnica e aprendizado deles como usuários. O segundo aspecto é o acesso a uma ferramenta computacional muito avançada para fazer a modelagem da estrutura da estação e simular o comportamento dos usuários, especificamente no problema que os profissionais do metrô colocam como desafio”, finaliza o professor da FEI.

Em histórico, o evento “FEI Metrô Day” é realizado desde 2022, fruto da parceria entre a FEI com o Metrô de São Paulo, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, professores e especialistas do Metrô para discussões e desenvolvimento de iniciativas que auxiliem em melhorias para o transporte público e a mobilidade na cidade.

Os projetos elaborados pelos alunos nesta última edição serão encaminhados para o Metrô de São Paulo. O objetivo é analisar como os trabalhos poderão ser aplicados à realidade para melhorar cada vez mais a experiência dos usuários que dependem das linhas de metrô da capital paulista.