Notícias Fei

Especialista da FEI comenta sobre Economia Circular: tema será discutido na SEMEA 2023

Especialista da FEI comenta sobre Economia Circular: tema será discutido na SEMEA 2023


  15/09/2023

Modelo econômico é projetado para minimizar o desperdício e a poluição, ao mesmo tempo em que mantém um ciclo contínuo de recursos

O programa de mestrado e doutorado em administração da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) vai compartilhar na SEMEA 2023 a expertise do apoio às pesquisas nas áreas de Sustentabilidade e Economia Circular. O debate ocorrerá dia 26 de setembro, no painel Governança Territorial e Economia Circular, que será liderado pela professora Maria Tereza Saraiva, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da FEI e Coordenadora do evento. A 5ª SEMEA (Semana de Estudos Amazônicos) será realizada no campus da FEI em São Bernardo do Campo - SP, entre os dias 26 e 29 de setembro.

“A atuação da FEI, como espaço para este importante diálogo, reflete seu compromisso com a Sustentabilidade e a Inovação, incorporando os princípios da Economia Circular em sua estrutura acadêmica e projetos realizados pelos alunos”, destaca. Para ela, esta é a oportunidade para a instituição compartilhar sua expertise sobre as mudanças necessárias para aplicação da Economia Circular e como a temática é importante em tempos de constantes mudanças e problemas ambientais e climáticos que o mundo enfrenta.

Modelos de Negócios Sustentáveis

Os alunos do Programa de Pós-Graduação têm se dedicado a explorar temas relacionados ao modelo econômico de Economia Circular aplicado em indústrias que historicamente causam impactos ambientais significativos e de uso intensivo de recursos naturais. Ao contrário do modelo linear de produção, a Economia Circular é projetada para minimizar o desperdício e a poluição, ao mesmo tempo em que mantém um ciclo contínuo de recursos. Nela, os produtos e materiais são recuperados, regenerados e reintegrados no ciclo produtivo ao final de sua vida útil. Essa abordagem promove a conservação de recursos e reduz a pressão sobre ecossistemas naturais, contribuindo para a redução da perda de florestas e a preservação da biodiversidade.

A FEI também atua como uma ponte entre o mundo acadêmico e o empresarial, facilitando a transferência de conhecimento e tecnologia, já que muitas empresas não têm a clareza dos benefícios e muitas vezes não possuem um retorno financeiro imediato. A Economia circular também aborda problemas urgentes de degradação ambiental, permitindo a renovação dos ecossistemas e a mitigação dos impactos negativos causados pela produção linear. “Em resumo, enquanto o modelo linear focou na produção em massa sem considerar as consequências ambientais, a Economia Circular representa uma abordagem mais sustentável, visando a preservação dos recursos naturais, a minimização do desperdício e a regeneração dos materiais” explica a profª Maria Tereza.

“As instituições de ensino precisam estar mais atentas aos movimentos de preservação ambiental e estarem prontas para oferecer a mão de obra necessária para o mercado se adequar e ter profissionais capacitados para fazer a transição para uma economia mais sustentável”, finaliza a docente da FEI.

SEMEA 2023

A 5ª Semana de Estudos Amazônicos terá quase 30 palestrantes que incluem lideranças da Companhia de Jesus, professores, representantes de instituições indígenas e trabalhadores de segmentos que atuam na Amazônia. Entre eles: Benedito Queiroz de Alcântara - representante da REPAM-Brasil no Amapá e da coordenação do projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos; e Joaquim Belo - presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e líder extrativista de Mazagão.

A SEMEA é iniciativa da Companhia de Jesus e tem como objetivo promover o intercâmbio de saberes socioambientais e trazer visibilidade aos desafios ambientais em todo o território brasileiro. A programação inclui palestras, oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa e a participação de povos originários da Amazônia, sociedade civil, pesquisadores, professores e gestores públicos.

SERVIÇO

5ª Semana de Estudos Amazônicos
Período
: De 26 a 29 de setembro
Local: FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) – Campus de São Bernardo do Campo – SBC – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 3971 – Bairro Assunção.
Entrada: gratuita
Consulte a programação no site