Notícias Fei

Conheça 5 curiosidades sobre a fauna amazônica

Conheça 5 curiosidades sobre a fauna amazônica


  21/07/2023

Vida animal na Floresta Amazônica estará em pauta na 5ª Semana de Estudos Amazônicos

1 – Número de Espécies Incalculável

A Amazônia brasileira é tão rica que os exploradores descobrem novas espécies de animais quase diariamente, segundo um estudo conduzido pela World Wildlife Fund (WWF). Só em 2017, foram encontradas 93 novas espécies de peixes, 32 de anfíbios, 19 de répteis, uma ave e 18 mamíferos.

2 – Superpeixes

Na fauna amazônica encontramos um grande número de peixes-elétricos. Capaz de produzir descargas que variam entre 300 e 1.500 volts, suficiente para matar um cavalo, um exemplar da espécie pode chegar a medir três metros e pode pesar 30 quilos.

3 - Centopeia Gigante

Na Floresta Amazônica existe uma espécie de centopeia gigante (Scolopendra gigantea) que se alimenta de sapos, grilos, pássaros, cobras, entre outros animais de grande porte.

4 – Peixe-boi amazônico

O peixe-boi é considerado um dos maiores animais existentes na Amazônia, podendo chegar a 450 quilos e 3 metros de comprimento. Ele fica na região ao norte da bacia do Amazonas e se alimenta de pequenas plantinhas às margens do rio.

5 – Cobra conhecida internacionalmente

A sucuri (Eunectes murinus), também conhecida como anaconda, é popularizada como a maior espécie de cobra da Amazônia. A média de tamanho pode variar de 3 a 4 metros de comprimento, mas, em casos mais raros, o animal pode medir até 8 metros.

Fauna Amazônica em pauta

A fauna amazônica será um dos temas debatidos na 5ª Semana de Estudos Amazônicos, que acontecerá no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo, entre os dias 24 e 29 de setembro de 2023. Historicamente, a SEMEA faz parte de uma das iniciativas da Companhia de Jesus, com o propósito de amazonizar e sensibilizar comunidades acadêmicas e sociedades civis sobre os saberes socioambientais e trazer visibilidade aos desafios ambientais em todo o território nacional.

O evento é realizado desde de 2016, com a participação efetiva de povos indígenas e ribeirinhos do Alto Solimões, religiosos e leigos que vivem e trabalham na Amazônia, bem como pesquisadores e representantes da sociedade civil. Desde então, ganhou abrangência nacional com a criação, quase que simultânea, do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e o apoio da Rede Eclesial Pan – Amazônica (Repam – Brasil).

A programação completa da 5ª Semana de Estudos Amazônicos na FEI será divulgada em breve. Mas até lá, as notícias também podem ser acompanhadas por meio do site e redes sociais da FEI