*Texto originalmente publicado pelo caderno Mobilidade do Estadão
Os faróis dos automóveis, geralmente, só recebem a devida atenção do motorista quando alguma lâmpada deixa de funcionar, prejudicando a visibilidade. Mas o conjunto óptico precisa sempre ser verificado, porque, em alguns casos, pode estar desregulado. Isso ofusca a visão dos condutores que vêm em sentido contrário e reduz consideravelmente as condições de segurança.
Além da questão da integridade física de motoristas e passageiros, dirigir com os faróis desregulados é infração grave, prevista no artigo 223 do Código de Trânsito Brasileiro, gerando multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Um dos motivos que deixam os faróis desregulados são as trepidações do carro ao trafegar constantemente nas ruas brasileiras esburacadas ou irregulares. Falhas no sistema de suspensão, excesso de carga no porta-malas e acidentes também podem levar ao desalinhamento do componente.
Por isso, veja como mantê-lo sempre bem ajustado, seguindo as dicas do professor Cleber William Gomes, do Departamento de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI:
Nivelamento do veículo
A verificação da necessidade ou não da regulagem do farol pode ser feita pelo próprio dono do veículo. Primeiramente, ele deve remover materiais de dentro do habitáculo, principalmente do porta-malas, porque eles são capazes de alterar o nivelamento por conta do excesso de peso.
“Em seguida, cheque a pressão dos pneus, faça a verificação com o tanque de combustível pela metade e peça para alguém sentar no banco do motorista, para simular uma situação real”, recomenda Gomes.
Posicionamento em local plano
Estacione o veículo em um local plano, a uma distância de aproximadamente 5 metros de uma parede, a fim de projetar a luz dos faróis.
Faça uma marca com as medidas do centro dos faróis esquerdo e direito, descendo 1 centímetro da marca original para cada metro recuado. Ou seja, quanto mais longe, mais baixo, pensando na iluminação da estrada, por exemplo.
Use duas folhas de sulfite para realizar o teste da regulagem de farol. Trace uma linha horizontal do centro para a esquerda e incline em 15 graus do centro para a direita.
Ainda utilizando as folhas, cole o papel no vértice da linha desenhada para que ele fique sobre a segunda marca deslocada para baixo.
Acenda o farol baixo
Acenda o facho do farol baixo e localize os parafusos da regulagem de farol. Em cada farol, há dois parafusos. Um serve para a regulagem vertical e outro, regulagem horizontal. Gire-os até que as linhas de projeção coincidam com as marcas.
Caso a projeção esteja fora da marcação (linha horizontal), o farol precisa ser alinhado, ajustando os parafusos.
Diversos centros automotivos possuem alinhador de farol, que podem avaliar a altura da projeção e a intensidade de luz emitida pelos faróis.