Notícias Fei

Chuva e neblina: entenda os cuidados necessários para dirigir em segurança

Chuva e neblina: entenda os cuidados necessários para dirigir em segurança


  26/04/2023

Com a visibilidade reduzida, o motorista deve redobrar alguns cuidados para evitar acidentes

*Reportagem publicada originalmente pelo Estadão Mobilidade

Chuva e direção formam uma combinação muito arriscada. As ruas ficam escorregadias, a visibilidade nem sempre é boa e o carro, se não tiver boa manutenção (pneus carecas, por exemplo), pode provocar um acidente.

Nos dias chuvosos ou sob forte neblina, o cuidado deve ser redobrado para garantir a segurança de motorista, passageiros e pedestres.

Confira a seguir recomendações importantes destacadas pelo professor Cleber William Gomes, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, para dirigir nessas condições:

  1. Distância do carro da frente

Se essa dica vale até para os dias secos, imagine então na chuva e na neblina. As ruas molhadas aumentam o tempo de frenagem do veículo e o motorista deve levar em conta uma distância de, pelo menos, dois carros de quem está na frente.

“Ao avaliar a distância do veículo à frente, devemos considerar fatores como velocidade, pavimento da pista e a condição climática”, afirma o professor Cleber William Gomes, do curso de Engenharia Mecânica e Automobilística da FEI.

Para calcular a distância, diz o docente, escolha um ponto fixo, como uma placa, e comece a contar depois que o carro da frente passar por ele. É preciso demorar quatro segundos ou mais para manter a segurança em caso de uma frenagem brusca.

  1. Ligue o farol baixo

A iluminação dos faróis é adequada para contornar a baixa visibilidade na chuva e neblina. Ao acendê-los, o motorista amplia seu campo de visão e terá mais condições de ver poças e buracos.

A recomendação, aliás, é sempre manter os faróis ligados não só na estrada, como também nas vias urbanas, facilitando a identificação de seu carro por outros motoristas.

  1. Desembaçadores e limpador de para-brisas

A chuva embaça os vidros e reduz a visibilidade do motorista. Ligue o ar-condicionado e direcione o ar para a saída do para-brisa, a fim de eliminar a umidade.

Se precisar, passe no vidro uma flanela seca, mas jamais esfregue as mãos, pois a gordura da pele sujará ainda mais os para-brisas.

Importante: verifique se os limpadores de para-brisas estão em boas condições. Borrachas gastas deixam os vidros mais lambuzados.

  1. Baixa velocidade

Nunca dirija em alta velocidade sob chuva ou neblina. Em caso de chuva moderada, mantenha a velocidade máxima equivalente a 80% do limite da via. Em temporais, ande ainda mais devagar.

  1. Sem ultrapassagens

Sem boa visibilidade, as ultrapassagens ficam mais perigosas. “Nessa manobra, o motorista precisa acelerar e isso não é recomendado em dias de chuva e neblina, porque o risco de colisão se multiplica”, afirma Gomes.

Tenha paciência ao volante e evite ultrapassagens.

  1. Aquaplanagem

Com chuva, o motorista enfrenta um outro inimigo: a aquaplanagem. As vias criam lâminas de água, que não é drenada o suficiente pelos pneus, aumentando o perigo de perda de controle do veículo.

Se a aquaplanagem acontecer, o motorista deve segurar firmemente o volante com as duas mãos, manter-se em linha reta e tirar o pé do acelerador. O carro voltará a ser controlado ao entrar em contato com o asfalto novamente.