Notícias Fei

Professor da FEI explica o segredo da balança digital, queridinha dos brasileiros na cozinha

Professor da FEI explica o segredo da balança digital, queridinha dos brasileiros na cozinha


  12/04/2023

Rudolf Bühler, do curso de Engenharia Elétrica da FEI, foi fonte para reportagem no portal UOL

*Reportagem publicada originalmente pelo portal UOL Tilt

A balança digital de cozinha ganhou ainda mais o coração dos brasileiros. Pesar alimentos, pratos de comida e postar vídeos mostrando sobre como isso ajudou a mudar a vida da pessoa virou pop. Mas será que vale mesmo o investimento? Esse tipo de produto é preciso mesmo? Como funciona? Tilt conversou com especialistas para responder a essas e outras dúvidas.

"As vantagens das balanças digitais é que, em sua maioria, são compactas, leves, de fácil uso e com menor probabilidade de perder a calibração quando comparada às balanças mecânicas", diz Rudolf Bühler, professor do curso de Engenharia Elétrica da FEI. 

Como a balança digital funciona?

Independentemente da marca ou modelo, as balanças digitais funcionam de modo semelhante. Ao colocar um alimento na base para pesá-lo, um sensor interno chamado célula de carga é pressionado. Essa pressão é transformada em um sinal elétrico. Quanto maior o peso, mais forte esse sinal. Embora a balança tenha o seu visor digital, o funcionamento interno na célula de carga dela é analógica, ou também chamado de mecânico.

 Em resumo:

  • A célula de carga é feita de uma folha de metal especial
  • Ela é colada em uma superfície isolante
  • A pressão do objeto sobre a balança deforma temporariamente a folha
  • Os sensores são acionados e também se deformam (comprimidos ou alongados)
  • Em um segundo momento uma corrente elétrica é acionada:
  • Com a deformação dos sensores, um pequeno circuito condutor também se comprime ou alonga
  • Quanto mais intensa a pressão, maior é a diferença na tensão
  • Esse sinal elétrico é enviado para o circuito eletrônico, que consegue "compará-lo" com o valor de quando não há nada sobre a balança
  • Essa variação é convertida em número e enviado ao painel visual.

 

Balanças digitais são realmente precisas?

Assim como as balanças mecânicas, nas digitais também há um limite de peso, e ele precisa ser respeitado. A deformação que a célula de carga recebe quando um alimento é colocado em sua base tem que ser reversível. Isso é, quando o peso é retirado, a peça móvel deve retornar à posição inicial. Se isso não acontecer a carga será alterada afetando a precisão da balança. Além disso, vale lembrar, que esse tipo de produto precisa de certificação do INMETRO - que certifica a sua qualidade e aprova à sua venda no mercado nacional.

Quais os tipos mais comuns?

O mercado tem diferentes modelos de balança digital para cozinha. Os mais conhecidos são as feitas de inox ou vidro temperado, e funcionam com pilhas ou baterias. Alguns tipos podem vir com o suporte para colocar os alimentos, o que ajuda bastante na hora do uso. Na hora de escolher o produto, dê preferência àqueles que são fáceis de transportar ou guardar em um armário, por exemplo, isso garante mais agilidade no dia a dia.

Qual é melhor: a balança analógica ou a digital?

A resposta é: as duas são boas.

Uma balança mecânica, de ponteiro, pode muito bem suprir a necessidade e medir com a precisão necessária. O que ocorre é que hoje as balanças eletrônicas ou digitais estão com preços mais competitivos e são boas opções para se ter na cozinha.