Notícias Fei

Pavimentação: Prof. Felipe Cava, do curso de Engenharia Civil, falou sobre o tema em entrevista para o UOL

Pavimentação: Prof. Felipe Cava, do curso de Engenharia Civil, falou sobre o tema em entrevista para o UOL


  03/02/2023

Docente explicou o que ocasiona o surgimento de buracos nas vias e formas de soluciona-los

Em qualquer cidade, em qualquer região, eles sempre estarão lá: os buracos. Eles costumam ser mais presentes em vias de grande fluxo ou pelas quais transitam veículos mais pesados, como ônibus e caminhões. E um dos pontos que mais chamam a atenção é que, mesmo depois de serem tapados, existe uma enorme tendência de ressurgirem nos mesmos locais, principalmente em períodos chuvosos. Mas afinal, por que isso acontece? Para ajudar na resposta, a equipe de reportagem do Portal UOL entrevistou o professor Felipe Cava, do curso de Engenharia Civil da FEI.

"O problema não está no material asfáltico e sim em outras variáveis. Se os bons costumes da engenharia forem seguidos, o pavimento terá um bom desempenho”, explica o professor. De acordo com ele, os buracos geralmente ressurgem quando há alguma dessas situações:

  • Erros de execução do pavimento original e/ou do conserto
  • Uso de materiais inadequados
  • Estrutura do pavimento que não é suficiente para o tráfego no local
  • Estrutura do pavimento original em estado precário Ausência de drenos, o que favorece o acúmulo de água.

Outro ponto que favorece o reaparecimento de buracos é o método usado na hora do conserto. Se for no estilo "tapa-buraco", onde apenas se joga uma camada de asfalto sobre a área danificada, a tendência é que o problema retorne depois de pouco tempo.

O conserto superficial nunca pode ser usado?

Na verdade, essa deve ser encarada como uma solução emergencial — para remendar buracos que atrapalhem o fluxo de vias movimentadas ou coloque em risco quem nelas trafega causando o mínimo de impacto possível no trânsito local. Após o "tapa-buraco", o local deveria passar por um conserto mais profundo na primeira oportunidade possível, o que tende a envolver um recorte quadrado ou retangular no local, compactação correta de sua base e reaplicação das camadas de pavimento.

*Fonte: essa reportagem foi originalmente publicada pelo portal UOL Tilt.