Durante quarentena, streaming de jogos dobra alcance de 2019

17/06/2020

Professor do Centro Universitário FEI analisa momento dos serviços e dá dicas para melhorar a conexão não só para jogos, mas para demais atividades que utilizem internet

Durante este momento de pandemia que estamos passando, é necessário seguirmos as recomendações da Organização Mundial de Saúde e, se possível, ficar em casa durante todo o período de quarentena. Com a maior concentração de pessoas em suas residências, é natural que se intensifique a frequência de atividades remotas, como estudar, trabalhar, assistir filmes e séries e jogar games on-line.

Segundo dados de pesquisa realizada na China pela Douyu/Niko Partners e divulgada no início de abril deste ano, os cinco jogos mais populares do país tiveram o dobro de streams em comparação ao ano de 2019. O jogo League of Legends, por exemplo, chegou a registrar audiência de mais de 50 milhões de pessoas. Para efeito de comparação, no ano passado o número foi de 25 milhões.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI, Marcelo Parada, o streaming, não só de jogos, mas de filmes ou outros conteúdos, representa uma mudança histórica de como o usuário armazena seu próprio conteúdo, não sendo mais necessário ter o filme ou o jogo físico em casa, visto que o arquivo fica armazenado em um servidor na nuvem. "Isso faz com que, no futuro, os consoles não necessitem mais de um espaço grande de armazenamento ou até mesmo processamento, que é possível ser feito totalmente na nuvem".

Porém, o professor também alerta que como nem tudo são flores, "há a parte difícil: a sobrecarga do servidor e da internet.  Devido ao uso mais intenso da internet por múltiplos usuários da rede, dependendo da infraestrutura da rede local, alguns usuários podem enfrentar dificuldades, como a queda de velocidade de conexão", explica. O Professor completa ainda que, além disso, com o período de quarentena, o horário de pico – que era anteriormente concentrado no início da noite - fica distribuído ao longo do dia. No momento em que há muitos acessos simultâneos, pode haver uma lentidão nos servidores, dificultando a transmissão de dados.

E o que fazer para manter a conexão estável?

Para ter uma experiência com velocidade de conexão mais alta, que servirá não só para jogar online, mas para todas as outras atividades que necessitem de internet, o professor faz algumas recomendações que podem ajudar:

-Conectar o dispositivo, sempre que possível, via cabo de rede ao invés de wi-fi para evitar interferências;

-Se não for possível usar o cabo de rede, usar preferencialmente o modem principal (e não os repetidores de sinal);

-Evitar, se possível, que outras pessoas da casa estejam utilizando a rede no mesmo momento, uma vez que a conexão é compartilhada;

-Evitar utilizar simultaneamente outros serviços que demandem alto tráfego de dados, como outros serviços de streaming ou vídeo conferência;