Ex-aluna da FEI conquista pela segunda vez prêmio de melhor Tese de Doutorado do país

29/08/2019

Graduada e Doutora em Engenharia Elétrica pela FEI, Bruna Paz foi a ganhadora do Prêmio SBMicro e CEITEC S.A. como a melhor Tese de Doutorado do país na categoria Tecnologias, Dispositivos e Processos de Fabricação de Semicondutores

Atualmente trabalhando em um laboratório de pesquisa na França e se dedicando inteiramente à pesquisa de dispositivos eletrônicos do seu pós-doutorado, a doutora em Engenharia Elétrica pela FEI, Bruna Paz, não pode comparecer ao  "Chip in Sampa", evento anual promovido por SBMICRO e SBC, em São Paulo, no dia 28 de agosto, para receber pela segunda vez o prêmio de melhor tese, desta vez, de doutorado.

Com uma pesquisa focada no desempenho elétrico de arquiteturas avançadas do dispositivo semicondutor mais utilizado em circuitos eletrônicos no mundo, o transistor MOS, Bruna tinha como objetivo apresentar resultados relevantes para as áreas de nanoeletrônica e dispositivos semicondutores, para contribuir com a escolha do tipo de transistor MOS a ser implementado nos próximos dispositivos tecnológicos.

Segundo a pesquisadora, um dos principais diferenciais para a conquista desse prêmio foi os programas de Pós-Graduação da FEI e de bolsas de pesquisa da FAPESP. Para Bruna, o financiamento das instituições de fomento à pesquisa no país é crucial para o desenvolvimento de projetos de alta qualidade. “O financiamento da FAPESP, por exemplo, permitiu a realização de um estágio de pesquisa em um laboratório reconhecido internacionalmente na área de nanotecnologia, responsável pela fabricação de todos os dispositivos estudados durante a minha tese”, ressaltou.

Com uma carreira acadêmica construída toda na FEI, a ex-aluna ressalta que não existe pesquisa de qualidade sem investimento, principalmente na área de engenharia, que depende não somente dos recursos humanos, mas também de bons laboratórios; e reconhece a importância de uma Instituição com a FEI, que investe em infraestrutura e possui um dos laboratórios de microeletrônica mais completos do País, com equipamentos e softwares atualizados, inclusive utilizados na indústria, para caracterização elétrica e simulação de dispositivos semicondutores, desenvolvimento de projetos de circuitos integrados, etc. “Todas as disciplinas do Programa de Pós-graduação da FEI que cursei, ministradas por professores de alto nível técnico-científico, sempre estiveram alinhadas com o meu projeto e me auxiliaram muito durante meu doutorado”.

Além de investir em recursos materiais, Bruna ressalta também que a FEI investe em atualizar e capacitar os professores e alunos, através de congressos, simpósios científicos, palestras e cursos como o SICFEI, SEMINATEC, palestras organizadas pelo Capítulo Estudantil do IEEE e Curso de Microeletrônica Experimental, todos eventos que promovem a ciência e tecnologia.

Esta é a segunda vez que a pesquisadora recebe este prêmio. Em 2016 foi a tese de Mestrado da ex-aluna a ser premiado como melhor tese no concurso, que tem como objetivo reconhecer as melhores Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado defendidas e aprovadas na área de microeletrônica e desenvolvidas no Brasil.