Notícias Fei

Alunos da FEI são premiados em evento promovido pelo Instituto de Engenharia

Alunos da FEI são premiados em evento promovido pelo Instituto de Engenharia


  06/09/2022

Historicamente, projeto ganhador também foi o mesmo a conquistar 1º lugar no InovaFEI, realizado em junho deste ano

Na semana em que comemoramos os 200 anos da Independência no Brasil, celebramos também mais uma grande vitória para os alunos da FEI. Na última segunda-feira (5), cinco grupos de alunos estiveram presentes no evento “200 Anos de Independência – Engenharia em Foco”, promovido pelo Instituto de Engenharia, para apresentar suas inovações nos Trabalhos de Conclusão de Curso. Após a realização de uma avaliação das entidades presentes no evento, o projeto “Monitor Hipoglicêmico”, desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Elétrica da FEI, foi premiado com uma honraria do Instituto. Os alunos vencedores ganharam um ano de gratuidade para participação como membros associados do Instituto de Engenharia.

Historicamente, o mesmo projeto também foi o vencedor no evento InovaFEI, realizado no mês de junho de 2022. De acordo com a apresentação realizada pelos alunos da FEI, o “Monitor Hipoglicêmico” traz a proposta de desenvolver um dispositivo não-invasivo para detecção indireta de hipoglicemia noturna, no momento em que o usuário estiver em repouso. O dispositivo apresentado monitora a temperatura cutânea e a pulsação cardíaca do usuário, parâmetros que são alterados com o quadro em questão, e caso uma hipoglicemia seja detectada, o dispositivo emitirá um alarme na tentativa de acordar o sujeito. Orientado pela professora Maria Claudia Ferrari Castro, o projeto foi desenvolvido pelos alunos Marcelo Coelho Bezerra, Marcos Vitor da Silva Santos, Mateus Caccelli, Esteferson Paulo Dias Moreira Junior e Igor Rodrigues Vive.

Além do projeto vencedor, os demais grupos representados pelos alunos da FEI também apresentaram suas inovações com os projetos “Utilização da Abordagem Factory  Physics em um Ambiente Hospitalar”, do curso de Engenharia de Produção; NSTIM: Neuroestimulador Handheld”, do curso de Engenharia Elétrica; “Implantação de EMAS em Aeroportos Sujeitos à Excursão de Pista por meio de Análise de Risco”, do curso de Engenharia Civil; e o “Projeto de Rede Logística de Cabotagem para uma Empresa de Bens e Consumo”, do curso de Engenharia de Produção.

O evento, promovido pelo Instituto de Engenharia, além de celebrar os 200 anos da Independência do Brasil também trouxe como foco as discussões dos avanços, desafios e perspectivas da engenharia durante o bicentenário. Organizado no Teatro SESI-SP, na Avenida Paulista, o encontro reuniu representantes de entidades, empresas e instituições de ensino superior. Além da apresentação dos alunos da FEI, o evento contou, ainda, com um Painel conduzido pelo Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI, Flavio Tonidandel, que compartilhou suas análises e perspectivas do ensino em engenharia no País. Confira a reportagem completa publicada na última segunda-feira, incluindo entrevistas com o Vice-Reitor e com os alunos FEIanos.